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Advisor(s)
Abstract(s)
No panorama económico atual propiciado pela globalização, pelas rápidas mudanças
tecnológicas e culturais, pela poluição ambiental e pela cada vez mais intensa exploração dos
recursos escassos, as empresas são obrigadas a melhorar dia-a-dia os seus processos para
assegurar a sua competitividade no mercado e satisfazer da melhor maneira os clientes.
Perante tal panorama, as empresas têm de inovar, oferecendo aos seus clientes
produtos inovadores e de alta qualidade, de forma a antecipar e satisfazer as necessidades do
mercado, e, por conseguinte, fazer uso racional dos recursos, o que leva a que a inovação seja
um dos conceitos atuais mais importantes para a conjuntura económica.
Paralelamente, no mundo contemporâneo, a palavra qualidade aparece em todas as
esferas da vida. As empresas, as diversas organizações, com ou sem fins lucrativos, que não
adotem a qualidade como princípio orientador, muito cedo deixarão de existir.
Além disso, perante um mercado em permanente transformação, com constantes
alterações nos padrões de consumo e paradigmas de negócios, a I&D veio difundir e
impulsionar a inovação, com vista a apoiar as empresas a adquirir vantagens competitivas.
Assim sendo, entendemos que é pertinente fazer um estudo em que se aborde a
Inovação, a Qualidade e a I&D e ver em que medida é que elas se relacionam entre si, assim
como perceber qual a importância da competitividade nessas áreas das empresas. Desta
forma, é intenção desta investigação analisar e aprofundar o impacto destas áreas nas
empresas portuguesas cotadas em bolsa.
Description
Keywords
Inovação; Qualidade; I&D; Desenvolvimento de Novos Produtos; Competitividade.