Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Gestão da Educação Física Militar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MAJ Gonçalves Pedro.pdf1 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente trabalho tem como objectivos identificar as vantagens da aquisição de hábitos desportivos pelos militares do Exército, fazer um levantamento da prática da Educação Física Militar e analisar a situação desportiva, a fim de propor a adopção de procedimentos incentivadores da prática do exercício físico. Este assunto reveste-se de especial importância, pela sua actualidade, pelo facto de nunca ter sido objecto de um estudo quer no âmbito do Curso de Estado Maior, quer no do Curso Superior de Comando e Direcção e essencialmente porque a Educação Física Militar contribui para o desenvolvimento das qualidades físicas, psíquicas, culturais e sociais do militar, constituindo um elemento chave da sua formação global, reflectindo-se em última instância, na sua capacidade de sobrevivência e valor operacional. O trabalho está estruturado numa introdução, três capítulos, conclusões, propostas e recomendações, apêndices e anexos. Foi seguida uma metodologia quantitativa, através da elaboração de questionários aplicados aos Oficiais e Sargentos do Quadro Permanente (QP) do Exército Português, como instrumento de observação directa extensiva. Por sua vez, a observação directa intensiva, foi conseguida através da realização de entrevistas estruturadas a algumas das principais entidades responsáveis pela Educação Física Militar no Exército. Estes foram os alicerces que serviram de apoio para dar resposta às questões centrais por nós levantadas, “Qual a importância da Educação Física, para os militares?” e “Qual a situação desportiva do Exército?”. No final, concluímos que: • A educação física sempre esteve ligada à Instituição Militar; • A educação física é benéfica para a saúde dos militares, ou seja, para o seu bem-estar físico, psíquico, mental e social; • A fraca aceitação, por parte da Instituição, como um todo, da actividade física em oposição às actividades ditas “importantes” ou “de serviço” levaram à criação de preconceitos, pelo que se torna necessário alterar a mentalidade vigente; • Existe uma incorrecta gestão dos recursos humanos habilitados com cursos de educação física; • Quer a maioria dos militares, quer a própria Instituição, atribuem uma baixa prioridade à educação física; • Existe uma fraca acção de comando, sem o cultivo do exemplo, da fiscalização, da organização e da participação nos campeonatos desportivos. Abstract: The present work aims to identify the benefits obtained from the acquisition of sporting habits by soldiers serving in the Army, and carry out a survey of Military Physical Education and analyze the current sporting situation, in order to propose the adoption of procedures that will foster physical education activities. This subject has particularly contemporary relevance given that it has never been addressed by either the General Staff Training Course or the Command and Direction Senior Training Course, and above all because Military Physical Education helps develop the physical, psychological, cultural and social attributes of each solider, thus constituting a key element in a soldier’s overall training and ultimately contributing towards his or her survival capacity and operational value. The work is divided into an introduction, three chapters, conclusions, proposals and recommendations, appendixes and annexes. A quantitative methodology was adopted, whereby the main extensive direct observation instrument used was a questionnaire drawn up and applied to Officers and Sergeants serving within the Permanent Staff of the Portuguese Army. Intensive direct observation was also undertaken by means of structured interviews with some of the principal entities responsible for Military Physical Education within the Army. These were the main foundations used in order to answer the key questions raised, “How important is Physical Education for soldiers?" and "What is the current sporting situation in the Army?". Our main conclusions were: • Physical education has always been associated to the Military Institution; • The physical education is beneficial for soldiers general health i.e. for their physical, psychological, mental and social well-being; • The weak acceptance from the Institution, as a whole, of physical education in opposition to activities "important" or "within duty" activities has raise prejudices, thus making necessary to change the prevailing mentality; • There is an incorrect management of the qualified human resources in physical education; • Most militaries as well as the Institution attribute a weak priority to physical education; • There is a weak action of command which does not develop the example, the fiscalization, the organization and the participation in military sportive championships.

Description

Keywords

Educação Física Militar Gestão Hábitos desportivos Militares Exército

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue