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Abstract(s)
A presente dissertação tem por objetivo estudar e verificar a aplicabilidade e viabilidade de implementação dos sistemas de identificação automática (Auto-ID-Automatic Identification), em particular, os sistemas de identificação por rádio frequência (RFID - Radio Frequency Identification), nos compartimentos e espaços a bordo dos navios da Marinha de Guerra Portuguesa, bem como nas suas instalações em terra. Estes sistemas ultimamamente têm conhecido grandes desenvolvimentos graças à necessidade de incrementar o controlo sobre os processos de fabrico, distribuição e catalogação de bens, sejam estes objectos ou pessoas. A título de exemplo da sua utilização tem-se: identificação e localização de bens e pessoas, monitorização do tempo das provas de atletismo. Constatou-se que o sistema de identificação RFID, com identificadores passivos, que funcionam na banda de UHF, são os que melhor se adapatam com os objetivos deste trabalho, i.e., apresentam maior facilidade de integração no fardamento militar, bem como alcances suficientes para aaquilo que é pretendido. De forma paralela, também as antenas de polarização circular são as que fornecem alcances maiores, garantindo assim a identificação em espaços grandes (corredores, espaços de máquinas e parque de helicópteros) com o menor número de identificadores possiveis. Nesta tese é proposto um modelo de implementação do sistema de identificação automática, e testado dois ambientes: não-metálico (Departamento de Ciências e Tecnologia), e metálico (a bordo do NRP Viana do Castelo)
Description
Keywords
Marinha de Guerra Portuguesa; sistemas de identificação automática; RFID UHF passivo