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Projeto VENT-Sup EN

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Abstract(s)

O VENT-Sup EN representa o primeiro Veículo de Superfície Não-Tripulado Modular Multimissão projetado para a Escola Naval dentro de um contexto de “Project Based Learning” (PBL), em colaboração com o Centro de Investigação Naval (CINAV) e a Arsenal do Alfeite, S.A. Este veículo vem em reflexo do recente interesse expressado na última década no desenvolvimento de sistemas não-tripulados e autónomos por várias organizações civis e militares. Em seguimento de tal, o desenvolvimento de know-how, processos e conhecimento nesta área é de grande interesse para a Escola Naval. Com um casco em forma catamaran e uma versátil plataforma central modular, este veículo não tripulado de 3.6 metros tem por objetivo ser aplicado em diversos tipos de missão em apoio ao ensino e desenvolvimento científico na Escola Naval. A sua estrutura modular permite com que payloads inteiros de equipamentos até 120kg sejam equipados no VENT-Sup EN e trocados entre si por forma a permitir com que o VENT-Sup desempenhe diferentes missões consoante o payload equipado. A presente dissertação descreve todo o processo de projeto do veículo, adaptado da publicação “NATO AAP-20: NATO Programme Management Framework”. Todas as fases percorridas são detalhadamente descritas, em conjunto com os processos e normas utilizadas para cada uma. Os diversos problemas enfrentados ao longo do projeto são igualmente descritos bem como a forma como foram superados recorrendo a diversos softwares e métodos. O VENT-Sup EN encontra-se em processo de construção na Arsenal do Alfeite, S.A., sendo espectável a sua entrada ao serviço na Escola Naval em 2020.
The PoNA USV represents the first Unmanned Modular Multimission Surface Vehicle designed in the context of Project Based Learning (PBL) for the Portuguese Naval Academy, in collaboration with CINAV (the Portuguese Navy Research Center) and Arsenal do Alfeite, S.A. This vessel reflects the current decade’s newfound interest and investment in the development of unmanned platforms for military applications by NATO’s Armed Forces. In light of this, the development of know-how, processes and knowledge in this specific area is of great interest to the Portuguese Naval Academy. Featuring a catamaran hull shape and a versatile modular central platform, this 3.6-meter-long vessel is designed to be employed in a wide array of missions and scenarios in support of the Portuguese Naval Academy’s scientific and technological research. It’s innovative modular structure allows custom payloads up to 120kg to be easily exchanged in the field, allowing the USV to be employed in different tasks accordingly. The following report describes the entirety of the design development process for the USV, adapted from “NATO AAP-20: NATO Programme Management Framework”. All the development stages are described, alongside all the methods and norms used in each phase. All the design and manufacture challenges faced through this process are also detailed as well as how these were tackled throughout development using various software and methods. The PoNA USV is currently under construction in Arsenal do Alfeite, S.A. and is due to enter service in the Portuguese Naval Academy in 2020.

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Engenharia Naval Construção Naval Novas Tecnologias VENT-Sup EN Veículos Não Tripulados Arquitetura Naval Projeto Naval Marinha

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