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O discurso em torno das novas conceções de educação de adultos: fundamentos dos processos de reconhecimento de adquiridos experienciais
| dc.contributor.author | Calha, António | |
| dc.date.accessioned | 2014-09-08T11:07:24Z | |
| dc.date.available | 2014-09-08T11:07:24Z | |
| dc.date.issued | 2013 | |
| dc.description.abstract | O reconhecimento de competências e conhecimentos adquiridos em contextos não formais e informais tem-se vindo a afirmar como uma nova oferta dos sistemas educativos. A necessidade de desenvolver sistemas de reconhecimento no campo educativo são referenciadas no relatório Educação um tesouro a descobrir (1996) da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI apresentado à Unesco, e coordenado por Jacques Delors, bem como no Memorando sobre Aprendizagem ao Longo da Vida (2000), da responsabilidade da Comissão das Comunidades Europeias, onde se sugere a modernização dos sistemas e das práticas de certificação dos Estados-membro face às novas condições económicas e sociais. Os apelos institucionais à implementação de formas de reconhecimento das competências adquiridas através da experiência tendem a centrar a argumentação em duas premissas: i) a transferibilidade do conhecimento sustentada por princípios de equivalência do valor das aprendizagens; ii) o direito ao reconhecimento de competências obtidas em outros contextos de aprendizagem para além das instituições de educação e formação. Propomo-nos, nesta comunicação, analisar a natureza daqueles que nos parecem ser os principais argumentos que defendem os sistemas de reconhecimento. Discutiremos, em primeiro lugar, o modo como a institucionalização de sistema de reconhecimento de competência pressupõe o estabelecimento e a validação de critérios de equivalência do valor das aprendizagens ocorridas em diferentes contextos. Procuraremos, em segundo lugar, analisar a forma como o discurso em torno dos sistemas de reconhecimento de competências se funda no direito ao reconhecimento da dignidade e do valor do individual nas mais diversas dimensões. | por |
| dc.identifier.isbn | 978-989-98314-4-5 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/6699 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.publisher | N. Alves, C. Cavaco, P. Guimarães & M. Marques (Eds.) | por |
| dc.subject | reconhecimento | por |
| dc.subject | adquiridos experienciais | por |
| dc.subject | educação de adultos | por |
| dc.title | O discurso em torno das novas conceções de educação de adultos: fundamentos dos processos de reconhecimento de adquiridos experienciais | por |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | article | por |
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