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Authors
Abstract(s)
A implementação de programas de LTPP – Long-Term Pavement Performance
(avaliação do desempenho de pavimentos a longo prazo), ao criar um registo
histórico sobre as características e a evolução do estado dos pavimentos da rede,
revela-se uma ferramenta de valor acrescido no auxílio à tomada de decisões, no
âmbito da conservação e da reabilitação de pavimentos, por parte das administrações
das infraestruturas rodoviárias.
O LTPP americano, dentre os existentes no mundo, é o projeto pioneiro e um dos
que tem a maior quantidade de informação armazenada. Por isso, foi o escolhido no
âmbito desta dissertação para estudar a evolução do estado dos pavimentos em várias
secções classificadas no programa como SPS-5, incluídas no estudo de reabilitação
de pavimentos betuminosos. A avaliação efetuada considera cerca de 15 anos de
registos de dados, na Califórnia, no Texas e no Mississippi.
Após uma breve apresentação de vários projetos LTPP existentes no mundo,
descreve-se o modo como são recolhidos e estruturados os dados no LTPP
americano, referindo os módulos, as tabelas e os campos considerados para estudo
que se faz nesta dissertação.
Os estados americanos escolhidos apresentam características climáticas que não
reproduzem de forma muito próxima o que acontece em Portugal. Mesmo assim,
procurou estabelecer-se um paralelo entre aquelas zonas, com base na temperatura
do ar e na precipitação, de modo a poder inferir, de forma aproximada, tendências de
evolução do estado dos pavimentos para Portugal Continental. A correspondência
climática entre os estados americanos e as regiões portuguesas, resultou nos pares
Califórnia/Beja, Texas/Lisboa e Mississippi/Porto.
No que se refere ao desenvolvimento de patologias nos pavimentos, analisou-se a
evolução do fendilhamento longitudinal, transversal, em bloco (ou malha) e por
fadiga (ou pele de crocodilo), da desagregação superficial, do Índice de
Irregularidade Internacional (IRI) e das rodeiras. O fendilhamento em bloco (ou
malha) e a desagregação superficial não foram objeto de estudos estatísticos para
determinação de modelos de previsão.
A evolução do estado dos pavimentos, traduzida por indicadores relacionados com
as patologias analisadas, foi apreciada em função de diversas variáveis associadas às
técnicas de reabilitação, tais como a preparação da superfície de trabalho (realização
de atividades de fresagem antes da nova camada), a espessura da camada de reforço (50 ou 125 mm) e o tipo de mistura utilizada (nova ou contendo cerca de 30% de
material reciclado).
Para as situações em que os dados existentes eram coerentes e em quantidade
suficiente, apresentam-se análises de regressão multivariada, de modo a prever a
evolução no tempo do estado dos pavimentos, tendo em conta um conjunto de
variáveis explicativas relacionadas com as técnicas de reabilitação aplicadas e com o
tráfego que solicitou os pavimentos.
A análise agregada dos dados para cada um dos estados permitiu concluir que a
preparação da superfície por fresagem, o aumento da espessura do reforço, e a
utilização de misturas betuminosas novas ou com material reciclado, interferem na
evolução das degradações. A influência daqueles fatores é variável em função dos
diferentes tipos de patologias em análise.
Description
Keywords
Base de dados Desempenho a longo prazo LTPP Modelos de previsão Patologias Reabilitação de pavimentos SPS-5
