Repository logo
 
Publication

A percepção dos adeptos de futebol em relacão aos investimentos dos patrocínios sobre as organizações desportivas

dc.contributor.advisorCascão, Ferreira
dc.contributor.authorSobral, João
dc.date.accessioned2016-01-19T19:13:29Z
dc.date.available2016-01-19T19:13:29Z
dc.date.issued2015-12-15
dc.description.abstractA oportunidade que me foi oferecida, de fazer parte da direção de um clube de futebol da primeira divisão portuguesa, despertou em mim um especial interesse em estudar a vertente dos patrocínios nos clubes de futebol. A minha função seria efetuar uma análise financeira e comercial no peso dos patrocínios, da sua estrutura através dos seus valores de investimento e encontrar novas fontes de financiamento para este tipo de organização, ou seja, gerir as parcerias com os patrocínios. Nos dias de hoje, os clientes tornaram-se cada vez mais exigentes e na indústria do futebol a exigência esteve sempre presente, especialmente em relação aos adeptos, também muito por culpa das redes sociais. Este facto deve-se ao ambiente que é vivido no mundo do futebol. Assim sendo, decidi estudar a percepção dos adeptos perante o peso financeiro de todos os tipos de patrocinadores nas organizações desportivas, porque são eles o principal target das organizações e dos patrocínios neste ramo de atividade. Verificamos que os adeptos estão conscientes dos investimentos dos patrocínios nas organizações desportivas no seio dos seus clubes de futebol, isto porque, apesar de apoiarem o seu investimento, os mesmos reagem favoralmente quando são confrontados diretamente pelas marcas. Consequentemente, as organizações desportivas exploram, cada vez mais esta oportunidade de investimento, pois ajudam os clubes a criar melhores condições na sua estrutura física, ficam com uma melhor saúde financeira e possibilitam a garantia da sua sustentabilidade.pt_PT
dc.identifier.tid201010313pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/10990
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFutebolpt_PT
dc.subjectAdeptospt_PT
dc.subjectPatrocíniospt_PT
dc.subjectGestãopt_PT
dc.titleA percepção dos adeptos de futebol em relacão aos investimentos dos patrocínios sobre as organizações desportivaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
João Sobral_Percepção Adeptos Futebol Relação Investimentos Patrocínios Sobre Organizações Desportivas.pdf
Size:
2.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: