Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O eu, o espelho: relatório de estágio: ensino das artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário: Escola Salesiana de Manique

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório de estágio_Vanda Apolinário.pdf6.73 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

No âmbito da Unidade Curricular de Tese/Projeto e Relatório de Estágio, realizou-se um trabalho pedagógico centrado no retrato e autorretrato na Escola Salesiana de Manique, mais concretamente no Departamento de Expressões, na disciplina de Educação Visual. A prática pedagógica abraça a concretização de uma Unidade Didática e inclui trabalho pedagógico de intervenção direta, com alunos do 9.º ano de escolaridade, ao longo do ano letivo 2012|2013. A Unidade Didática desenvolvida pretendeu abarcar conhecimentos curriculares angariados e adquirir mais experiência profissional, com o objetivo primordial de levar o maior número possível de discentes ao sucesso, quer a nível da formação académica quer a nível da formação integral. Durante todo o processo, adquiriu-se e construiu-se novos saberes decorrentes da análise da observação, do aprofundar da teoria e da própria vivência que o estágio proporcionou. Na observação e desenvolvimento das aulas, identificou-se, analisou-se e aplicou-se diferentes metodologias de ensino, numa perspetiva reflexiva, privilegiando o diálogo com as obras de arte. Destacam-se, entre outros, os modelos de ensino centrados no modelo expositivo, no modelo de instrução direta e no método comparativo. Pelo trabalho desenvolvido, considero que este estágio criou uma oportunidade de desenvolver competências profissionais e refletir sobre o processo ensino-aprendizagem qualitativo, para um futuro desempenho eficiente.

Description

Keywords

Estágio pedagógico Educação visual Ensino e aprendizagem Obra de arte Retrato Auto-retrato Metodologia Ensino das Artes Visuais

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License