| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 6.73 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
No âmbito da Unidade Curricular de Tese/Projeto e Relatório de Estágio, realizou-se um trabalho pedagógico centrado no retrato e autorretrato na Escola Salesiana de Manique, mais concretamente no Departamento de Expressões, na disciplina de Educação Visual. A prática pedagógica abraça a concretização de uma Unidade Didática e inclui trabalho pedagógico de intervenção direta, com alunos do 9.º ano de escolaridade, ao longo do ano letivo 2012|2013. A Unidade Didática desenvolvida pretendeu abarcar conhecimentos curriculares angariados e adquirir mais experiência profissional, com o objetivo primordial de levar o maior número possível de discentes ao sucesso, quer a nível da formação académica quer a nível da formação integral. Durante todo o processo, adquiriu-se e construiu-se novos saberes decorrentes da análise da observação, do aprofundar da teoria e da própria vivência que o estágio proporcionou. Na observação e desenvolvimento das aulas, identificou-se, analisou-se e aplicou-se diferentes metodologias de ensino, numa perspetiva reflexiva, privilegiando o diálogo com as obras de arte. Destacam-se, entre outros, os modelos de ensino centrados no modelo expositivo, no modelo de instrução direta e no método comparativo. Pelo trabalho desenvolvido, considero que este estágio criou uma oportunidade de desenvolver competências profissionais e refletir sobre o processo ensino-aprendizagem qualitativo, para um futuro desempenho eficiente.
Description
Keywords
Estágio pedagógico Educação visual Ensino e aprendizagem Obra de arte Retrato Auto-retrato Metodologia Ensino das Artes Visuais
