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Educação inclusiva e liderança: o papel do diretor de agrupamento de escolas

dc.contributor.authorPassarudo, Joaquim
dc.contributor.authorCarvalho, Luísa Serrano
dc.contributor.authorPanaças, Maria Luísa
dc.date.accessioned2017-01-05T10:48:22Z
dc.date.available2017-01-05T10:48:22Z
dc.date.issued2015-10
dc.description.abstractA educação inclusiva apresenta-se hoje como um desafio à escola tal como a concebemos. Todo o processo de ensino aprendizagem deve ser pautado pelos princípios da igualdade de oportunidades educativas e sociais a que todos têm direito. O quadro legislativo que prevê esta inclusão tem vindo a sofrer alterações ao longo do tempo, mas o lema de Uma escola para Todos tem-se mantido, porque sempre se defendeu uma maior responsabilização da escola para o processo de inclusão de alunos com algum tipo de NEE. Um objetivo tão amplo, na opinião de Correia (2005) só pode ser alcançado se houver colaboração e cooperação entre todos os intervenientes do processo educativo dos alunos, designadamente líderes da escola, professores, profissionais especializados, alunos e respetivas famílias. Este artigo dá conta de alguns resultados de um estudo de caso no qual se procurou conhecer a importância da liderança, em particular dos diretores de escolas, no desenvolvimento de práticas, culturas e políticas promotoras de uma educação inclusiva de qualidade assim como verificar o modo como os documentos estruturantes de um agrupamento espelham essas mesmas políticas.pt_PT
dc.description.abstractInclusive education is today a challenge to schools as we conceive them. The whole process of teaching and learning should be guided by the principles of equal educational and social opportunities to that all students are entitled. The legislative framework which supports inclusion suffered changes over time, but the motto of A School for All has remained, defending a greater school responsibility to the process of inclusion of students with some sort of SEN. Such a broad goal, in the opinion of Correia (2005) can only be achieved if there is collaboration and cooperation among all the stakeholders in the educational process of students, including school leaders, teachers, specialized professionals, students and families. This paper presents some results of a case study trying to understand the importance of leadership, in particular of school principals in the development of practices, cultures and policies that promote inclusive education of quality as well as checking how the structuring documents reflect these same policies.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/17272
dc.language.isoporpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.esep.pt/aprender/index.php/downloadspt_PT
dc.subjecteducação inclusivapt_PT
dc.subjecteducação especialpt_PT
dc.subjectnecessidades especiaispt_PT
dc.subjectpolíticas educativaspt_PT
dc.subjectliderança inclusivapt_PT
dc.subjectInclusive educationpt_PT
dc.subjectspecial educationpt_PT
dc.subjectspecial education needspt_PT
dc.subjecteducation policypt_PT
dc.subjecteducational leadershippt_PT
dc.titleEducação inclusiva e liderança: o papel do diretor de agrupamento de escolaspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEscola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegrept_PT
oaire.citation.endPage145pt_PT
oaire.citation.issue36pt_PT
oaire.citation.startPage130pt_PT
oaire.citation.titleRevista Aprenderpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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