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Prevenção do tabagismo na adolescência

dc.contributor.advisorBacatum, Claudia
dc.contributor.authorXavier, Ana Cristina Mendonça
dc.date.accessioned2016-11-25T09:44:22Z
dc.date.available2016-11-25T09:44:22Z
dc.date.issued2013
dc.descriptionMestrado, Enfermagem Comunitária, 2013, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
dc.description.abstractO consumo do tabaco é um importante problema de saúde pública, pelas consequências de saúde associadas, assim como pelos elevados custos económicos e sociais, constituindo, presentemente, a primeira causa evitável de doença e morte prematura nos países desenvolvidos. A iniciação do consumo de tabaco tem lugar, habitualmente, durante a adolescência, numa fase da vida em que a capacidade de decisão não se encontra ainda completamente desenvolvida. Sendo a escola e a comunidade educativa a base para o desenvolvimento de ações de prevenção do consumo de tabaco, o Enfermeiro Comunitário desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de programas e projetos, que conduzam à capacitação e empoderamento dos adolescentes para a promoção da saúde. A intervenção comunitária foi desenvolvida numa Unidade de Cuidados na Comunidade de um concelho de Lisboa, enquadrada no Programa de Saúde Escolar “Crescer Saudável” e teve como finalidade capacitar os adolescentes, que frequentam o 7ºA e o 7ºC, numa Escola EB 2,3, com conhecimentos relativos ao consumo de tabaco, num total de 51 alunos. A metodologia utilizada foi o Processo de Planeamento em Saúde, de acordo com Tavares, e como referencial teórico o Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender. Na fase do diagnóstico de situação, aplicou-se o questionário GYTS.PT aos alunos que aceitaram participar no projeto e que obtiveram autorização dos encarregados de educação para a participação. Através da utilização da grelha de análise, identificou-se como problema prioritário o défice de conhecimentos em relação ao consumo de tabaco ser prejudicial para a saúde. Para a capacitação do grupo de adolescentes, a estratégia eleita foi a Educação para a Saúde, considerando os domínios da aprendizagem. Na avaliação da intervenção comunitária, de acordo com os indicadores de resultado e execução, observou-se que as metas estabelecidas foram ultrapassadas, o que permite verificar que os objetivos delineados foram totalmente atingidos e mesmo superados, evidenciando assim ganhos em saúde.
dc.formatapplication/pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/16216
dc.language.isopor
dc.publisher[s.n.]
dc.subjectAdolescente
dc.subjectConsumo de tabaco
dc.subjectPromoção da saúde
dc.subjectEnfermagem em saúde comunitária
dc.subjectEducação em saúde
dc.subjectAdolescência
dc.titlePrevenção do tabagismo na adolescência
dc.titlecapacitar um grupo de alunos do 7º ano do ensino básico, para a prevenção do consumo de tabaco
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccess
rcaap.typemasterThesis

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Mestrado 2013_Ana Cristina Xavier_ESEL.pdf
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