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Prevenção do tabagismo na adolescência
| dc.contributor.advisor | Bacatum, Claudia | |
| dc.contributor.author | Xavier, Ana Cristina Mendonça | |
| dc.date.accessioned | 2016-11-25T09:44:22Z | |
| dc.date.available | 2016-11-25T09:44:22Z | |
| dc.date.issued | 2013 | |
| dc.description | Mestrado, Enfermagem Comunitária, 2013, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa | |
| dc.description.abstract | O consumo do tabaco é um importante problema de saúde pública, pelas consequências de saúde associadas, assim como pelos elevados custos económicos e sociais, constituindo, presentemente, a primeira causa evitável de doença e morte prematura nos países desenvolvidos. A iniciação do consumo de tabaco tem lugar, habitualmente, durante a adolescência, numa fase da vida em que a capacidade de decisão não se encontra ainda completamente desenvolvida. Sendo a escola e a comunidade educativa a base para o desenvolvimento de ações de prevenção do consumo de tabaco, o Enfermeiro Comunitário desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de programas e projetos, que conduzam à capacitação e empoderamento dos adolescentes para a promoção da saúde. A intervenção comunitária foi desenvolvida numa Unidade de Cuidados na Comunidade de um concelho de Lisboa, enquadrada no Programa de Saúde Escolar “Crescer Saudável” e teve como finalidade capacitar os adolescentes, que frequentam o 7ºA e o 7ºC, numa Escola EB 2,3, com conhecimentos relativos ao consumo de tabaco, num total de 51 alunos. A metodologia utilizada foi o Processo de Planeamento em Saúde, de acordo com Tavares, e como referencial teórico o Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender. Na fase do diagnóstico de situação, aplicou-se o questionário GYTS.PT aos alunos que aceitaram participar no projeto e que obtiveram autorização dos encarregados de educação para a participação. Através da utilização da grelha de análise, identificou-se como problema prioritário o défice de conhecimentos em relação ao consumo de tabaco ser prejudicial para a saúde. Para a capacitação do grupo de adolescentes, a estratégia eleita foi a Educação para a Saúde, considerando os domínios da aprendizagem. Na avaliação da intervenção comunitária, de acordo com os indicadores de resultado e execução, observou-se que as metas estabelecidas foram ultrapassadas, o que permite verificar que os objetivos delineados foram totalmente atingidos e mesmo superados, evidenciando assim ganhos em saúde. | |
| dc.format | application/pdf | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/16216 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.publisher | [s.n.] | |
| dc.subject | Adolescente | |
| dc.subject | Consumo de tabaco | |
| dc.subject | Promoção da saúde | |
| dc.subject | Enfermagem em saúde comunitária | |
| dc.subject | Educação em saúde | |
| dc.subject | Adolescência | |
| dc.title | Prevenção do tabagismo na adolescência | |
| dc.title | capacitar um grupo de alunos do 7º ano do ensino básico, para a prevenção do consumo de tabaco | |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | |
| rcaap.type | masterThesis |
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