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Instrumentos para potenciar o desenvolvimento da interação e comunicação de alunos com perturbação do espectro do autismo

dc.contributor.advisorCoelho, Ana Maria Sarmento, 1959-
dc.contributor.advisorMorgado, Catarina Isabel Rodrigues, 1977-
dc.contributor.authorMagalhães, Marisa da Silva
dc.date.accessioned2017-04-20T10:40:28Z
dc.date.available2017-04-20T10:40:28Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractA Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) consiste, segundo a DSM-5, num distúrbio do neurodesenvolvimento, caracterizado por dificuldades na comunicação, imaginação e interação social, assim como, por interesses restritos, presentes desde idades muito precoces. O presente relatório configura-se como um Projeto de Intervenção, desenvolvido na Suíça com uma aluna de 10 anos com diagnóstico de PEA. Esta aluna apresentava graves dificuldades ao nível das interações sociais, comunicação e fraca motivação para aprendizagens escolares. Perante um diagnóstico recente, emergiu a necessidade de estabelecer um plano de intervenção, focado nas necessidades especificas da aluna. Como metodologia recorreu-se à análise de documentos, seguida da recolha de dados culminando na construção de um memorando, no desenvolvimento de entrevistas aos pais e à responsável de caso, à criação de uma aplicação com a ajuda de um Engenheiro Informático assim como a elaboração de guiões de observação. Posteriormente recorreu-se à análise e cruzamento das informações recolhidas. A estratégia utilizada consistiu em aumentar a motivação face aos momentos de aprendizagem e, posteriormente, desenvolver a linguagem oral e escrita. Para responder às necessidades motivacionais da aluna, foi criada uma aplicação digital - « Autism Social Play » e, concomitantemente, trabalhadas competências comunicativas, tendo por com base no modelo de intervenção Dir_Floortime. Este projeto permitiu concluir que, mesmo tratando-se de crianças com PEA apresentem um perfil funcional e comportamental semelhante, é muito importante que o professor desenvolva estratégias diversificadas para permitir que o aluno, por sua vez, tenha ao seu dispor os instrumentos que se lhe afiguram ajustados ao seu desenvolvimento e aprendizagem.pt_PT
dc.identifier.tid201648920pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/18216
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPerturbações do Espectro do Autismopt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectLinguagempt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectDIR_Floortimept_PT
dc.subjectNovas Tecnologiaspt_PT
dc.titleInstrumentos para potenciar o desenvolvimento da interação e comunicação de alunos com perturbação do espectro do autismopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial - Área de Especialização em Cognição e Motricidadept_PT

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