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Instrumentos para potenciar o desenvolvimento da interação e comunicação de alunos com perturbação do espectro do autismo
| dc.contributor.advisor | Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959- | |
| dc.contributor.advisor | Morgado, Catarina Isabel Rodrigues, 1977- | |
| dc.contributor.author | Magalhães, Marisa da Silva | |
| dc.date.accessioned | 2017-04-20T10:40:28Z | |
| dc.date.available | 2017-04-20T10:40:28Z | |
| dc.date.issued | 2017 | |
| dc.description.abstract | A Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) consiste, segundo a DSM-5, num distúrbio do neurodesenvolvimento, caracterizado por dificuldades na comunicação, imaginação e interação social, assim como, por interesses restritos, presentes desde idades muito precoces. O presente relatório configura-se como um Projeto de Intervenção, desenvolvido na Suíça com uma aluna de 10 anos com diagnóstico de PEA. Esta aluna apresentava graves dificuldades ao nível das interações sociais, comunicação e fraca motivação para aprendizagens escolares. Perante um diagnóstico recente, emergiu a necessidade de estabelecer um plano de intervenção, focado nas necessidades especificas da aluna. Como metodologia recorreu-se à análise de documentos, seguida da recolha de dados culminando na construção de um memorando, no desenvolvimento de entrevistas aos pais e à responsável de caso, à criação de uma aplicação com a ajuda de um Engenheiro Informático assim como a elaboração de guiões de observação. Posteriormente recorreu-se à análise e cruzamento das informações recolhidas. A estratégia utilizada consistiu em aumentar a motivação face aos momentos de aprendizagem e, posteriormente, desenvolver a linguagem oral e escrita. Para responder às necessidades motivacionais da aluna, foi criada uma aplicação digital - « Autism Social Play » e, concomitantemente, trabalhadas competências comunicativas, tendo por com base no modelo de intervenção Dir_Floortime. Este projeto permitiu concluir que, mesmo tratando-se de crianças com PEA apresentem um perfil funcional e comportamental semelhante, é muito importante que o professor desenvolva estratégias diversificadas para permitir que o aluno, por sua vez, tenha ao seu dispor os instrumentos que se lhe afiguram ajustados ao seu desenvolvimento e aprendizagem. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201648920 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/18216 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Perturbações do Espectro do Autismo | pt_PT |
| dc.subject | Comunicação | pt_PT |
| dc.subject | Linguagem | pt_PT |
| dc.subject | Motivação | pt_PT |
| dc.subject | DIR_Floortime | pt_PT |
| dc.subject | Novas Tecnologias | pt_PT |
| dc.title | Instrumentos para potenciar o desenvolvimento da interação e comunicação de alunos com perturbação do espectro do autismo | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial - Área de Especialização em Cognição e Motricidade | pt_PT |
