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Gestão de comportamentos agressivos na criança e adolescente com doença mental
dc.contributor.advisor | Silva, Isabel Costa e | |
dc.contributor.author | Pereira, Ana Patrícia Fernandes | |
dc.date.accessioned | 2016-11-25T09:44:47Z | |
dc.date.available | 2016-11-25T09:44:47Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description | Mestrado, Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria , 2015, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa | |
dc.description.abstract | O comportamento agressivo constitui frequentemente a principal causa de atendimento de caráter emergente na infância e adolescência. Em serviços de Psiquiatria da Infância e Adolescência, onde ocorrem diariamente comportamentos desta índole, a prevenção e gestão devem focar-se em intervenções que apoiem o auto-controlo de modo a incentivar a auto-determinação e respeito pela autonomia dos jovens. Das abordagens terapêuticas possíveis, fomentar a auto-regulação no adolescente, através de estratégias que favoreçam o reconhecimento de emoções, modulação de comportamentos e cognições, permite o ajustamento durante este período de risco aumentado, abrindo janelas de possibilidade de mudanças no bem estar físico e psicológico. As intervenções especializadas de enfermagem foram sustentadas na Teoria das transições de Afaf Meleis e operacionalizadas seguindo a metodologia do trabalho de projeto. O estágio hospitalar pretendeu desenvolver competências na prevenção e gestão de comportamentos agressivos tendo por base o desenvolvimento de capacidades auto-regulatórias dos adolescentes com doença mental. Aplicou-se o Inventário de Auto-regulação do Adolescente (IARA-2) que, para além de suportar as intervenções de enfermagem realizadas, proporcionou conhecimento acerca da relação existente entre as dificuldades de auto-regulação e a existência de comportamentos agressivos. Os principais resultados revelam diferenças significativas na auto-regulação em função dos motivos de internamento, os jovens com perturbação do comportamento apresentaram pontuações mais baixas, sugerindo que apresentam menos capacidades de auto-regulação. O estágio em contexto comunitário teve como objetivo desenvolver competências na gestão das diferentes formas de expressão do sofrimento psíquico no adolescente, através da intervenção de âmbito sociodramático. Todo o percurso construído e descrito ao longo deste relatório se reconhece como um caminho de crescimento pessoal e profissional, que permitiu o desenvolvimento consistente e sistematizado das competências específicas para o enfermeiro especialista em saúde mental e psiquiatria. | |
dc.format | application/pdf | |
dc.identifier.tid | 201235650 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/16503 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | [s.n.] | |
dc.subject | Enfermagem psiquiátrica | |
dc.subject | Infância | |
dc.subject | Adolescência | |
dc.subject | Agressividade | |
dc.title | Gestão de comportamentos agressivos na criança e adolescente com doença mental | |
dc.title | intervenções do enfermeiro especialista em saúde mental | |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | |
rcaap.type | masterThesis |
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- Relatório 15 Dezembro versão PDF Patrícia Pereira.pdf
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