Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Wanderlust on the road

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O turismo é um dos principais fatores que impulsiona a economia de Portugal. Tendo isso como premissa, pode-se dizer que sempre há espaço e público para novos empreendimentos turísticos, seja na área de restauração, animação turística, alojamentos ou lazer. Uma forma de aproximar todos esses ramos é a prática do autocaravanismo. Para que um empreendimento no setor do turismo tenha sucesso e se consiga consolidar nesse ambiente tão competitivo, é importante encontrar diferenças possíveis a serem implementadas por forma a atrair novos e diferentes tipos de viajantes. Para esse objetivo foi efetuada uma análise sobre o mercado concorrencial, juntamente com a revisão de literatura, que forneceram insights sobre fatores críticos de sucesso, como o compromisso, a inovação e a sustentabilidade, considerados hoje como fatores diferenciadores do sucesso para uma empresa que deseja ser reconhecida e escolhida pelos turistas e visitantes. Tendo isto em consideração, este projeto descreve um plano de negócios para a criação de uma microempresa de aluguer de autocaravanas no território português: a Wanderlust on the road. O plano de negócios aqui exposto tem vida útil de cinco anos. Ele teve como base a análise concorrencial e turística em Portugal, que estiveram na base do cálculo dos cash flows previsionais e custos de capitais do turismo e do principal concorrente, o que permitiu avaliar financeiramente a viabilidade da empresa Wanderlust on the road. O projeto mostrou-se viável e rentável a nível económico-financeiro.

Description

Keywords

autocaravana, autocaravanismo, turismo em Portugal, planeamento estratégico, empreendedorismo

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue