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Abstract(s)
As redes sociais fornecem informações acerca dos outros que podem ser usadas na comparação social. As pessoas tendem a apresentar-se de forma favorável no seu perfil de Facebook. Assim, o presente estudo pretendeu desenvolver versões experimentais de medidas de forma a compreender as relações entre comparação social, os motivos no uso do Facebook e a satisfação com a vida.
A amostra foi composta por 404 participantes, 117 do sexo masculino e 287 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos. A análise fatorial da comparação social no Facebook revelou dois fatores: comparação geral e vida social. Por outro lado, a análise fatorial dos motivos no uso do Facebook revelou três dimensões principais: comunicação virtual, interação social e entretenimento. Finalmente, a análise fatorial dos tipos de uso do Facebook mostrou dois fatores: uso passivo e uso ativo. Os resultados mostraram uma associação negativa entre a comparação geral, vida social e comunicação virtual e a satisfação da vida. No entanto, a comparação geral no Facebook é o único preditor significativo da satisfação com a vida. Os resultados deste estudo são discutidos e sugeridas novas pistas para futuras investigações.
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Keywords
Comparação social Motivos no uso do facebook Satisfação com a vida Facebook