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5 ritmos de dança

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Relatório de projecto de uma experiência piloto “5 Ritmos de Dança” que se insere no âmbito da enfermagem de saúde mental e psiquiátrica, no desenvolvimento de competências previstas para o enfermeiro especialista na área. Elegemos as intervenções autónomas de enfermagem, propondo a utilização da actividade expressiva, designadamente a dança e movimento. Este projecto teve como finalidade o desenvolvimento de uma actividade para promover a saúde mental em grávidas e crianças/jovens recorrendo à dança como medidor privilegiado na intervenção terapêutica de enfermagem em grupo. Os objectivos do projecto visaram: dinamizar grupos de dança e movimento; adequar as sessões aos grupos-alvo; promover a participação das enfermeiras das unidades; avaliar as sessões de dança na perspectiva dos enfermeiros e clientes que participaram. Foram desenvolvidas sessões com dois grupos distintos: grupo de grávidas no último trimestre de gravidez a frequentar aulas de preparação para o parto e um grupo de crianças e jovens em situação de internamento num serviço de saúde mental. As sessões de dança foram inspiradas no modelo 5Rhythms, sendo adaptado aos contextos, objectivos e população alvo. No final de cada sessão foi manifestado pelos clientes sentimentos de tranquilidade, prazer e bem-estar, tendo-se fomentado a vivência de experiências gratificantes e favorecido a interacção. Da avaliação realizada pelos enfermeiros os exercícios propostos, a música e a interacção foram os itens cotados mais positivamente.
Pilot experience project "5 Rhythms Dance" report under mental health nursing and skills development provided for the expert nurse. We propose the use of expressive activity, such as dance and movement as independent nursing interventions. This project aimed to develop an activity to promote mental health in pregnants and children/adolescents using dance as a elected means to foster the group sessions. The goals intended to foster dance / movement groups; fit the sessions to the target groups; promote nurse’s participation; evaluate the dance sessions from the perspective of nurses who participated. Sessions were developed with two distinct groups: a group of pregnant women in the last trimester of pregnancy frequenting childbirth education and a group of children and young people admitted in a mental health acute unit. Dance sessions developed were inspired by the 5 Rhythms model, although adapted to the context, goals and target population. At the end of each session feelings of calm, pleasure and well-being were expressed by clients, having been promoted the living out of rewarding experiences and encouraging interaction. The most positively rated items of the nursing evaluation were the proposed exercises, music and interaction.

Description

Mestrado em Enfermagem, Especialização em Saúde Mental e Psiquiátrica, 2011, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Keywords

Terapias complementares Dança Enfermagem psiquiátrica Enfermagem de saúde mental Dissertações de mestrado

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[s.n.]

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