Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relação entre a vinculação ansiosa e o bem-estar psicológico em estudantes universitários: o papel mediador das dificuldades na regulação emocional e controlo cognitivo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação de M-PCS - Gabriella Oliveira.pdf668.42 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A presente dissertação tem como principal objetivo compreender a relação entre a vinculação de tipo ansioso e o bem-estar psicológico numa amostra de estudantes universitários. Envolve também a análise do papel mediador das dificuldades na regulação emocional e controlo cognitivo na relação entre a vinculação ansiosa e bem-estar psicológico. A amostra é composta por 248 participantes 161 mulheres e 87 homens, com idades compreendidas entre os 18 e os 61 de idade que frequentam o ensino superior em todo o país. Em consonância com os objetivos que foram propostos para este estudo foi adotada uma metodologia transversal, quantitativa e correlacional. O protocolo de avaliação incluiu um questionário sociodemográfico, a Escala de Vinculação do Adulto (EVA), a Escala de medida de manifestação de Bem-Estar Psicológico (EMMBEP), o Questionário de Controlo Cognitivo e flexibilidade (CCFQ), e a Escala de Dificuldades na Regulação Emocional (DERS-16). Os resultados do estudo demostraram que existe um efeito direto da vinculação ansiosa sobre o bem-estar psicológico dos estudantes universitários e um efeito indireto do controlo cognitivo, na relação entre a vinculação ansiosa e o bem-estar psicológico nos alunos universitários. Os resultados deste estudo contribuem para o desenvolvimento de possíveis linhas futuras de intervenção para ajudar a promover uma melhor adaptação ao novo ambiente, e diminuir as vulnerabilidades e ameaças ao bem-estar que esta população está sujeita.
The main objective of this dissertation is to understand the relationship between anxious attachment and psychological well-being in a sample of university students. It also involves analysing the mediating role of difficulties in emotional regulation and cognitive control in the relationship between anxious attachment and psychological well-being. The sample consists of 248 participants, 161 women and 87 men, aged between 18 and 61 years old, who are attending higher education across the country. In line with the proposed objectives for this study, a cross-sectional, quantitative, and correlational methodology was adopted. The assessment protocol included a sociodemographic questionnaire, the Adult Attachment Scale (EVA), the Psychological Well-Being Scale (EMMBEP), the Cognitive control and flexibility questionnaire (CCFQ), and the Difficulties in Emotion Regulation Scale (DERS- 16). The results of the study showed a direct effect of anxious attachment on the psychological well-being of university students, and an indirect effect of cognitive control in the relationship between anxious attachment and psychological well-being in university students. The results of this study contribute to the development of potential future intervention pathways to help promote better adaptation to the new environment and reduce the vulnerabilities and threats to well-being that this population is subject to.

Description

Keywords

Bem-estar Vinculação ansiosa Controlo cognitivo Regulação emocional

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License