Publication
Rentabilização de Capital Humano
| dc.contributor.advisor | Martins, João José Maia | |
| dc.contributor.author | Gomes , Alcindo Delgado | |
| dc.date.accessioned | 2016-10-07T10:33:16Z | |
| dc.date.available | 2016-10-07T10:33:16Z | |
| dc.date.issued | 2016-09 | |
| dc.date.submitted | 2016-09 | |
| dc.description.abstract | A Escola Naval apresenta uma taxa de insucesso na ordem dos 64%, acabando por perder, durante o decorrer do curso, mais de metade dos indivĆduos admitidos. Este projeto surge com o intuito de perceber as causas associadas ao baixo rendimento, atravĆ©s da anĆ”lise dos dados dos indivĆduos desde a candidatura ao tĆ©rmino do curso, para identificar as caraterĆsticas (designadas de variĆ”veis) dos indivĆduos com maior e com menor probabilidade de sucesso na Escola Naval. Os dados sĆ£o inicialmente analisados graficamente, onde os candidatos sĆ£o analisados de forma independente, e os admitidos e os finalistas sĆ£o analisados em conjunto para se avaliar o comportamento das variĆ”veis no inĆcio e no fim dos cursos. Um aumento do peso de uma variĆ”vel no grupo dos finalistas em relação ao grupo dos admitidos Ć© interpretado como um indicador de bom desempenho. Ć, ainda, utilizada uma anĆ”lise estatĆstica para avaliar a associação entre o sucesso e cada uma das variĆ”veis no grupo dos admitidos, e, tambĆ©m, para validar as ilaƧƵes obtidas atravĆ©s da anĆ”lise grĆ”fica. O estudo revelou que os indivĆduos que entram para a Escola Naval com melhores notas e os indivĆduos que tomam conhecimento do concurso de candidatura atravĆ©s da internet sĆ£o os que apresentam uma maior predisposição para o sucesso, enquanto os indivĆduos que tĆŖm ambos os pais no ativo sĆ£o os que apresentam menor probabilidade de sucesso. | pt_PT |
| dc.description.abstract | The Portuguese Naval Academy has an academic failure rate of around 64%. More than half of the admitted students do not finish the course. This project arises in order to understand the causes associated to the low performance, by analyzing the data of individuals from the beginning to the end of the course, to identify the characteristics (called variables) of individuals with higher and lower probability of success at the Naval Academy. Initially the data is studied graphically, where candidates are analyzed independently. Then the admitted students and the finalists are analyzed together to assess the behavior of the variables at the beginning and at the end of the courses. An increase of a weight of a variable in the group of finalists in relation to the group of admitted students is interpreted as an indicator of a good performance. It is also used a statistical analysis to evaluate the relationship between success and each variable in the group of the admitted student and also to validate the conclusions obtained from graphical analysis. The study indicates that individuals who enter the Naval Academy with better grades and individuals who found out about the application process over the internet have greater predisposition for success. On the other hand, individuals whose both parents are professionally active have less probability to succeed. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201259060 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/15044 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Indicadores de Sucesso Académico; Desempenho Académico; Otimização da Educação. | pt_PT |
| dc.subject | Academic Success Indicators, Academic Performance, Education optimization | pt_PT |
| dc.title | Rentabilização de Capital Humano | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.grantor | Escola Naval | |
| thesis.degree.name | Mestrado em CiĆŖncias Militares Navais, na especialidade de Marinha | pt_PT |
