Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.83 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este Relatório Final surge da Unidade Curricular - UC de Prática de Ensino
Supervisionada -PES e tem como objetivo descrever e analisar o estudo do tema de
investigação que surgiu no contexto de uma turma de 2º ano do 1º Ciclo do Ensino
Básico - CEB. O tema deste estudo é a leitura e o livro no 1º ciclo, mais concretamente
numa turma de 2º ano e pretende olhar o roteiro como abordagem de aprendizagem.
Este relatório tem como objetivos: Identificar e repensar a importância da leitura na sala
de aula; Compreender o livro como um roteiro de mediação de aprendizagens nas
diferentes áreas curriculares e não curriculares e refletir no papel do professor enquanto
mediador, promotor e animador da leitura. Foi utilizada uma metodologia qualitativa de
investigação, através de uma observação participante descrita através de Diários e de
Entrevistas e por conseguinte a análise de conteúdo. Desse modo, foi possível constatar
que o livro na sala de aula é fundamental para a aquisição de hábitos de leitura e que o
papel do professor é essencial como um mediador de aprendizagens que surgem a partir
de um roteiro, tendo o livro como facilitador. O Diário foi realizado no decorrer do
estágio e as Entrevistas foram realizadas a duas professoras do 1º Ciclo e a quatro
crianças do 2º ano de escolaridade depois de terminado o período de estágio. Através da
realização do Relatório Final foi possível constatar que o papel do livro e da leitura,
numa sala de aula do 2º ano, são estruturantes para a criança, enquanto aluno e leitor e
que é possível mediar as aprendizagens tendo como ponto de partida o roteiro.
Description
Keywords
Ensino Básico Leitura Professor Roteiro