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Authors
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Abstract(s)
O comportamento infantil conhecido como hiperactivo e comummente
diagnosticado por PHDA (Perturbação da Hiperactividade com Défice de Atenção) é
muito frequente nos dias que correm, sendo uma das perturbações mais comuns na
infância.
O presente estudo tem por objectivo perceber, em que medida, o excesso de
estimulação das crianças no mundo contemporâneo, nomeadamente através da
exposição desenfreada ao jogos electrónicos e aos videojogos podem estar na origem
desta perturbação, ou se, pelo contrário são benéficos para a mesma.
A metodologia utilizada na pesquisa é de natureza quantitativa, baseada no
método do inquérito por questionário e foi desenvolvida com o objectivo de analisar e
perceber a opinião dos docentes inquiridos sobre o efeito dos jogos electrónicos e dos
videojogos na PHDA.
Através da escala de Likert foram analisadas as várias respostas e os resultados
encontrados são significativos, na medida em que, a maioria dos inquiridos considera
que os jogos electrónicos/videojogos são uma mais valia para as crianças com PHDA,
todavia, todos eles alertam para o uso indiscriminado destas tecnologias, pois
consideram que a utilização das mesmas em excesso, pode originar problemas
comportamentais fazendo com que as crianças sintam mais dificuldade em se concentrar
nas actividades escolares. Perante isto, os respondentes consideram que é urgente
limitar o acesso destas crianças ao mundo electrónico.
Description
Keywords
Necessidades educativas especiais Hiperatividade Jogo Ensino básico 1° ciclo Ensino básico 2º ciclo
