Repository logo
 
Publication

Pais e Técnicos de Educação: Opiniões sobre a aquisição da linguagem em crianças de 1 ano

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorLacerda, Maria
dc.contributor.authorBrites, Sandra
dc.date.accessioned2016-06-06T15:44:21Z
dc.date.available2016-06-06T15:44:21Z
dc.date.issued2013-09-16
dc.description.abstractA linguagem é um meio de expressão e comunicação com os outros, esta pode ser verbal, gestual, escrita ou desenhada permitindo uma maior comunicação entre as pessoas que utilizam a mesma forma de comunicar. Cada criança é única, por isso o educador, num ambiente estimulante e facilitador deve permitir que a linguagem da criança brote naturalmente e a um ritmo próprio, devendo este ser respeitado pelo educador (Sim-Sim, 1998). Os adultos são o primeiro grupo social como qual as crianças têm o primeiro contacto com a linguagem e estes exercem uma enorme influência na aquisição da capacidade comunicativa linguística. Assim, para adquirir o seu próprio sistema linguístico, a criança tem de sentir a necessidade de comunicar com as pessoas do seu meio social (Sim-Sim, Silva & Nunes, 2008). Ao ter por base o objetivo do estudo, saber qual a opinião dos pais e técnicos de educação responsáveis de sala (educadora de infância e auxiliar de ação educativa) sobre a aquisição da linguagem das crianças em creche construiu-se um estudo de natureza qualitativa e de caráter exploratório, aplicando técnicas de inquérito por questionário (Inventários do desenvolvimento comunicativo MacArthur) e os planos individuais de cada criança (ISS, 2010). A maioria dos resultados dos questionários preenchidos pelos pais e técnicos de educação coincide, ou seja, muitas das palavras que as crianças pronunciam referidas pelos pais e técnicos de educação são idênticas, porém surgem outras palavras que não coincidem podendo dever-se ao contexto/situação em que a criança se insere no momento. Como projetos futuros, propõe-se a realização dos questionários na sua amplitude (primeira e segunda escala MacArthur) em todas as salas de creche de forma avaliar e adaptar estratégias a desenvolver a aquisição da linguagem.pt_PT
dc.identifier.tid201175614pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/13915
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectAquisição da linguagempt_PT
dc.subjectLinguagempt_PT
dc.subjectDesenvolvimentopt_PT
dc.subjectEscala MacArthurpt_PT
dc.titlePais e Técnicos de Educação: Opiniões sobre a aquisição da linguagem em crianças de 1 anopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
BRITES Sandra 2013.pdf
Size:
11.35 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: