Repository logo
 
Publication

Ensinar e aprender história e geografia de Portugal. A componente local e regional do currículo

dc.contributor.advisorMota, Luís Carlos Martins de Almeida, 1960-
dc.contributor.authorCoelho, Patricia Santos
dc.date.accessioned2019-07-19T10:49:31Z
dc.date.available2019-07-19T10:49:31Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO presente relatório expõe o estudo realizado ao longo do Mestrado em Ensino do 1º CEB (Ciclo do Ensino Básico) e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB, em contexto de estágio curricular no 2º CEB com uma turma do 6.º ano. Com a questão central: “Como ensinar o Estado Novo a alunos do 2.º CEB?”, elaboraram-se os objetivos da investigação. Pretendeu-se caracterizar estratégias e recursos a utilizar, compreender a importância da componente local e regional e analisar a diversidade de opiniões e perspetivas dos alunos. No quadro de uma metodologia qualitativa, adotou-se como estratégia geral, a investigação-ação, recorrendo à entrevista semidiretiva, dirigida ao professor cooperante, e ao grupo focal, com os alunos, como técnicas de recolha de dados. Submeteram-se os dados à técnica de análise de conteúdo. Com base na análise da entrevista ao professor cooperante, elaborou-se uma planificação da unidade didática “O Estado Novo”, convocando a figura de Fernando Bissaya Barreto e a sua obra, como vertente da componente regional e local do currículo. A planificação utilizou seis tempos de 45 minutos, realizando-se um momento de avaliação diagnóstica, bem como outro de avaliação sumativa. Após a aplicação da sequência didática, realizou-se um grupo focal, em que se procurou dar conta da experiência dos alunos na sua comunidade, dos sentimentos e das suas perceções sobre a componente local e regional do currículo. Discutimos e refletimos sobre os resultados obtidos e avaliamos até que ponto a abordagem pedagógico-didática proposta contribuiu para o alcance dos objetivos estabelecidos. Compreendemos que o contacto com o património do meio local, utilizando-o como recurso didático preferencial, contribui para o envolvimento afetivo dos alunos e fomenta atitudes de respeito e preservação pela sua herança cultural.pt_PT
dc.identifier.tid202254755pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/29279
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComponente Local e Regional do Currículopt_PT
dc.subjectEstado Novopt_PT
dc.subjectBissaya Barretopt_PT
dc.subjectPortugal dos Pequenitospt_PT
dc.titleEnsinar e aprender história e geografia de Portugal. A componente local e regional do currículopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PATRICIA_COELHO.pdf
Size:
1.89 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: