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Ensinar e aprender história e geografia de Portugal. A componente local e regional do currículo
dc.contributor.advisor | Mota, Luís Carlos Martins de Almeida, 1960- | |
dc.contributor.author | Coelho, Patricia Santos | |
dc.date.accessioned | 2019-07-19T10:49:31Z | |
dc.date.available | 2019-07-19T10:49:31Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | O presente relatório expõe o estudo realizado ao longo do Mestrado em Ensino do 1º CEB (Ciclo do Ensino Básico) e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB, em contexto de estágio curricular no 2º CEB com uma turma do 6.º ano. Com a questão central: “Como ensinar o Estado Novo a alunos do 2.º CEB?”, elaboraram-se os objetivos da investigação. Pretendeu-se caracterizar estratégias e recursos a utilizar, compreender a importância da componente local e regional e analisar a diversidade de opiniões e perspetivas dos alunos. No quadro de uma metodologia qualitativa, adotou-se como estratégia geral, a investigação-ação, recorrendo à entrevista semidiretiva, dirigida ao professor cooperante, e ao grupo focal, com os alunos, como técnicas de recolha de dados. Submeteram-se os dados à técnica de análise de conteúdo. Com base na análise da entrevista ao professor cooperante, elaborou-se uma planificação da unidade didática “O Estado Novo”, convocando a figura de Fernando Bissaya Barreto e a sua obra, como vertente da componente regional e local do currículo. A planificação utilizou seis tempos de 45 minutos, realizando-se um momento de avaliação diagnóstica, bem como outro de avaliação sumativa. Após a aplicação da sequência didática, realizou-se um grupo focal, em que se procurou dar conta da experiência dos alunos na sua comunidade, dos sentimentos e das suas perceções sobre a componente local e regional do currículo. Discutimos e refletimos sobre os resultados obtidos e avaliamos até que ponto a abordagem pedagógico-didática proposta contribuiu para o alcance dos objetivos estabelecidos. Compreendemos que o contacto com o património do meio local, utilizando-o como recurso didático preferencial, contribui para o envolvimento afetivo dos alunos e fomenta atitudes de respeito e preservação pela sua herança cultural. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202254755 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/29279 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Componente Local e Regional do Currículo | pt_PT |
dc.subject | Estado Novo | pt_PT |
dc.subject | Bissaya Barreto | pt_PT |
dc.subject | Portugal dos Pequenitos | pt_PT |
dc.title | Ensinar e aprender história e geografia de Portugal. A componente local e regional do currículo | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |