Repository logo
 
Publication

Jogo para o ensino de reabilitação na pessoa submetida a artoplastia da anca: estudo de caso

dc.contributor.authorFernandes, Carla SĆ­lvia
dc.contributor.authorSoares, Andreia Elisabete
dc.contributor.authorAmaral, Catarina
dc.contributor.authorCosta, Eva FranƧa
dc.contributor.authorSantos Almeida, InĆŖs Silva
dc.contributor.authorAscensão Nogueira, Pedro Manuel
dc.date.accessioned2022-10-03T11:57:22Z
dc.date.available2022-10-03T11:57:22Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractObjetivo: O estudo teve como objetivo conhecer a opinião dos estudantes de especialização em enfermagem de reabilitação em contexto de ensino clínico sobre a utilização de um Jogo para o ensino dos cuidados de reabilitação à pessoa submetida a Artroplastia da Anca. Métodos: Trata-se de estudo de caso múltiplo, descritivo e exploratório, no qual foi desenvolvido e aplicado o jogo Reabilit“Arte. Os participantes foram selecionados através de uma amostragem em bola de neve. Para a recolha de dados foi realizada uma breve caracterização sociodemogrÔfica, aplicação do Instrumento de Avaliação de Estratégias de Formação (IAEF), e perguntas abertas sobre as vantagens e desvantagens do jogo. Para a anÔlise das perguntas abertas foi utilizado o software Atlas-ti versão 8.0. Resultados: A amostra foi constituída por 9 estudantes da pós-licenciatura em enfermagem de reabilitação. Sobre a avaliação da utilização do jogo observa-se que em média da aplicação da escala total os valores variaram entre 80 e 100 muito acima do valor médio da escala. Da anÔlise dos dados, emergiram no âmbito das vantagens da aplicação do jogo as subcategorias: reforço do ensino, facilidade da aprendizagem, participação ativa, motivação e memória visual. No âmbito das desvantagens, com menor frequências são apresentadas o fator tempo e as características dos participantes. Conclusão: O jogo foi avaliado positivamente, revelando que a intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação através de um jogo pode ser útil para promover capacidades adaptativas com vista ao autocontrolo e autocuidado nos processos de transição saúde/doença e ou incapacidade.pt_PT
dc.description.abstractObjective: The study aimed to know the opinion of students specializing in rehabilitation nursing in the context of clinical teaching on the use of a Game to teach rehabilitation care to the person undergoing Hip Arthroplasty. Methodology: This is a multiple, descriptive and exploratory case study, in which the game Reabilit“Arte was developed and applied. Participants were selected through snowball sampling. For data collection, a brief sociodemographic characterization, application of the Training Strategy Assessment Instrument (IAEF), and open questions about the advantages and disadvantages of the game were carried out. Atlas-ti version 8.0 software was used to analyze open questions. Results: The sample consisted of 9 postgraduate students in rehabilitation nursing. Regarding the evaluation of the use of the game, it is observed that, on average, the application of the full scale values varied between 80 and 100, much above the average value of the scale. From the data analysis, the subcategories emerged within the scope of the advantages of the game: reinforcement of teaching, ease of learning, active participation, motivation and visual memory. In terms of disadvantages, the time factor and the characteristics of the participants are presented less frequently. Conclusion: The game was positively evaluated, revealing that the intervention of the specialist nurse in rehabilitation nursing through a game can be useful to promote adaptive capacities with a view to self-control and self-care in the transition processes of health / disease and or disability.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFernandes, C. S., Soares, A. E., Amaral, C., Costa, E. F., Almeida, I. S. S., & Nogueira, P. M. A. (2020). Jogo para o ensino de reabilitação na pessoa submetida a artoplastia da anca: Estudo de Caso. Revista Portuguesa De Enfermagem De Reabilitação, 3(Sup 1), 29–35.pt_PT
dc.identifier.doi10.33194/rper.2020.v3.s1.3.5765pt_PT
dc.identifier.eissn2184-3023
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/41876
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAssociação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitaçãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://rper.aper.pt/index.php/rper/article/view/93pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação em Saúdept_PT
dc.subjectMateriais de Ensinopt_PT
dc.subjectArtroplastia de Quadrilpt_PT
dc.subjectEnfermagem em Reabilitaçãopt_PT
dc.titleJogo para o ensino de reabilitação na pessoa submetida a artoplastia da anca: estudo de casopt_PT
dc.title.alternativeGame For Teaching Rehabilitation To The Person Undergoing Hip Arthroplasty: Case Studypt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage35pt_PT
oaire.citation.issueS1pt_PT
oaire.citation.startPage29pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitaçãopt_PT
oaire.citation.volume3pt_PT
person.familyNameFernandes
person.givenNameCarla SĆ­lvia
person.identifier.ciencia-id071C-71BB-0CAB
person.identifier.orcid0000-0001-7251-5829
person.identifier.scopus-author-id56656532000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication1a01c19d-4551-4d80-bf12-69e5eb737bac
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1a01c19d-4551-4d80-bf12-69e5eb737bac

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Fernandes_2020.pdf
Size:
585.76 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: