Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
928.12 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A dor no ombro é uma queixa frequente na população em geral, com uma prevalência que varia entre 5 e 47% e que apresenta dificuldades semiológicas e de imagem para o diagnóstico definitivo(1) .
O principal grupo muscular responsável pela movimentação do ombro é a coifa dos rotadores (supra-espinhoso, infra-espinhoso, subescapular e redondo menor) com inserção no úmero, facilita a estabilidade articular e movimenta o ombro. Existem diferentes causas de dor no ombro, que incluem as lesões da coifa dos rotadores: o tendão bicipital, a bursa subacromial-subdeltoideia e a articulação acromioclavicular(1)(2)(3) .
A radiografia simples do ombro é o primeiro e principal exame para orientar no diagnóstico. As radiografias convencionais são bastante uteis no diagnostico da dor em casos de síndrome do impacto do tipo extrínseco primário(4) .
A ecografia é um exame dependente do operador, que requer uma longa aprendizagem e formação, pelo que o sucesso depende da experiencia do operador, e o diagnostico é feito em tempo real, e não a partir de imagens estáticas(1) .
A elaboração deste projecto reforça a ideia que a radiografia convencional complementada pelo estudo ecográfico é muito sensível nesta patologia. Ambas as técnicas complementadas, numa primeira linha, nos cuidados primários, estabelece a relação entre dor e função do ombro e determina alterações morfológicas (5) .
A imagem por ecografia pode ser considerada como uma ferramenta de triagem diagnostica para melhorar a gestão de pacientes, nos cuidados de saúde primários, para decidir a terapêutica a utilizar(6) .
Dado que actualmente essencialmente Médicos executam ecografia, na maioria das vezes os pacientes ficam pela realização de Radiografia, ou aguardam bastante tempo pela realização de Ecografia, ficando assim com lacunas no diagnóstico. Como tal, pretende-se provar que sendo estas duas técnicas imagiológicas realizadas pelo Técnico de Radiologia(TR) haverá beneficio para o utente assim como para as próprias instituições de saúde, aproveitando o recurso aos equipamentos existentes. Num cenário de escassez de recursos quer materiais quer humanos, não possível satisfazer todas as necessidades da sociedade pelo que é necessário fazer as escolhas adequadas. “ É neste contexto que assume importância a avaliação económica de programas de saúde que consiste numa analise comparativa de programas ou investimentos alternativo ( Drummond et al, 1997)(7) …
A economia da saúde é a aplicação do conhecimento económico ao campo das ciências da saúde. Na economia da saúde, os recursos são limitados, mas as necessidades humanas são ilimitadas e é preciso escolher o que fazer e o que não fazer. A aplicação da análise económica na área da saúde e a tomada de decisões, particularmente no que diz respeito a meios complementares de diagnostico e terapêutica (MCDT) é ainda hoje, altamente controvérsia
Description
Keywords
Radiologia Ultrassonografia Dor de ombro Economia