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A intervenção com crianças em risco num centro de acolhimento temporário e a intervenção precoce: que relação?
dc.contributor.advisor | Grilo, Maria Helena | |
dc.contributor.author | Picado, Sara Raquel dos Santos Maurício | |
dc.date.accessioned | 2015-06-29T11:27:56Z | |
dc.date.available | 2015-06-29T11:27:56Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | O presente estudo propõe-se analisar o que fundamenta a tomada de decisão dos profissionais de um Centro de Acolhimento Temporário relativamente aos projectos de vida de crianças dos zero aos seis anos aí institucionalizadas, e em relação às medidas de promoção e protecção propostas. Procura também perceber as facilidades e os constrangimentos que podem existir na implementação de um programa de intervenção precoce num Centro de Acolhimento Temporário. O interesse em realizar este estudo surgiu da necessidade de aprofundar e investigar a ligação entre as práticas observadas em Centros de Acolhimento Temporários e as práticas defendidas em intervenção precoce. Participam nesta investigação seis técnicas trabalhadoras num Centro de Acolhimento Temporário cujas funções são as seguintes: uma Directora Técnica, uma Psicóloga, uma Técnica de Serviço Social, uma Educadora de Infância e duas Educadoras Sociais. Assim, a recolha de dados incidirá sobre a aplicação de entrevistas e questionários às profissionais anteriormente referidas, para que através dos seus testemunhos sejam analisadas as suas práticas e a importância que a intervenção precoce assume nas suas decisões face aos projectos de vida das crianças que têm a seu cargo. Também se apresentam dois estudos de caso, com problemáticas e com aplicação de medidas de promoção e protecção diferentes, que mostram que procedimentos são adoptados desde a sua admissão na Instituição. Na concretização deste trabalho também foi fundamental o enquadramento teórico, para que se pudesse ampliar os conhecimentos acerca do tema e, desta forma, realizar-se as respectivas análises dos dados recolhidos. Os resultados deste estudo revelaram que as profissionais têm algumas práticas semelhantes às defendidas em intervenção precoce, demonstrando que desenvolvem um trabalho tendo em conta a teoria sistémica, trabalhando com a família e com os recursos da comunidade, oferecendo-lhes diversas experiências, sabendo-se que as crianças são parte integrante de diferentes cenários imediatos e contextos mais alargados onde vivem e se desenvolvem. | por |
dc.description.abstract | The present study proposes to analyze the decision process of the professionals that work in a Temporary Shelter Center based on projects of childrens life under six years there institutionalized and in the relation of the promotion and protection measures proposed. It also seeks to understand the facilities and constraints that might exist in the implementation of an early intervention program on Temporary Shelter Center. The interest in conducting this study start from the need to deepen and investigate the link between the practices observed in Temporary Shelter Centers and practices advocated in early intervention. In this investigation participate six technicians employed in Temporary Shelter whose functions are as follows: a Technical Director, a psychologist, a Technique of Social Service, a kindergarten teacher and two Social Educators. The data collection will focus on the implementation of interviews and questionnaires to professionals mentioned above so that through their testimonies we be able to analyze the practical importance that early intervention takes in decisions related to projects of life of those children. It also presents two case studies showing what procedures were adopted since its admission to the institution and the different implementation of measures to promote and protect that were used since they are in the Temporaty Shelter Center. To achieve this work there was a fundamental need to create a theoretical background so that it was possible to enlarge the knowledge about this theme and in this way to be able to make the data analysis. The results of this study revealed that the professionals have some similar practices to those advocated early intervention, demonstrating that develop work taking into account the systemic theory, working with family and community resources, offering them diverse experiences, knowing that children are part of different scenarios immediate and wider contexts in which they live and develop. | por |
dc.identifier.tid | 201834030 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/9094 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Crianças em perigo | por |
dc.subject | Centro de Acolhimento Temporário | por |
dc.subject | projectos de vida | por |
dc.subject | Intervenção precoce | por |
dc.subject | Children in danger | por |
dc.subject | Temporary Shelter | por |
dc.subject | Life projects | por |
dc.subject | Promotion and protection measures | por |
dc.subject | Early Intervention | por |
dc.title | A intervenção com crianças em risco num centro de acolhimento temporário e a intervenção precoce: que relação? | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Intervenção Precoce | por |