Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Igualdade e equidade de género no 1º CEB: uma intervenção com crianças do 2º ano de escolaridade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
EDUARDA_ANTUNES.pdf1.1 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

No âmbito de Prática Educativa II, lecionada no ano letivo de 2021/2022, no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, foi efetuado um estudo, numa turma de uma escola pública em Coimbra, com 20 crianças do 2º ano de escolaridade. A intervenção teve como questão de partida: “Será que uma intervenção no 1º CEB utilizando recursos digitais, poderá ter impacto nas conceções de igualdade e equidade de género das crianças participantes?”. Com a finalidade de responder a esta questão foram formulados os seguintes objetivos: i) construir recursos digitais a fim de abordar as temáticas de género, igualdade de género e equidade de género, com crianças do 1º CEB; ii) identificar as conceções das crianças face à temática; iii) elaborar, desenvolver e avaliar um projeto de intervenção sobre género, igualdade de género e equidade de género, utilizando os recursos digitais elaborados; iv) fazer o levantamento de conceções de crianças, de uma turma do 2º ano de escolaridade, sobre género, igualdade de género e equidade de género; v) compreender se o uso de recursos digitais desenvolve o interesse das crianças e contribui para as suas aprendizagens acerca do tema em estudo. Este projeto de intervenção assenta num estudo de natureza qualitativa, de cariz descritivo e interpretativo, com o intuito de saber como é que as crianças intervenientes veem e se sentem relativamente a situações a que são expostas no seu quotidiano. Os resultados revelam que a utilização de recursos digitais teve impacto nas conceções de igualdade e equidade de género das crianças participantes, dado ter sido notória, após a intervenção, uma evolução nas suas conceções relativamente aos conceitos “género”, “igualdade” e “equidade”. A fim de se poder contribuir para uma sociedade mais igualitária e equitativa, torna-se premente, desde cedo, promover a igualdade e equidade de género.

Description

Keywords

Igualdade e Equidade de Género Recursos Educativos Digitais Ensino Básico 1º Ciclo

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue