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Authors
Abstract(s)
O presente Relatório Final espelha o trabalho desenvolvido nas Unidades Curriculares de Prática Educativa de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, do curso de Mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Neste documento, evidenciam-se as dimensões descritiva, reflexiva e investigativa, previstas nos objetivos formativos que presidem à elaboração do relatório final. Com base na análise dos contextos de intervenção em 1.º e 2.º CEB fundamentam-se as linhas orientadoras das respetivas práticas, reflete-se sobre os processos pedagógicos mais significativos (experiências-chave) e apresenta-se um estudo de natureza documental, visando analisar a adequação dos testes de avaliação diagnóstica no domínio dos pré-requisitos de leitura e escrita, ministrados aos alunos à entrada para o 1.º CEB.
Atualmente a literatura associada aos atos de leitura e escrita evidencia a importância de um conjunto de pré-requisitos decisivos para uma aprendizagem eficaz da leitura e escrita, que não se esgota nos clássicos pré-requisitos psicomotores. Pretende-se perceber com este estudo, até que ponto a variedade de questões inscrita nos testes de avaliação diagnóstica de português aplicados no início da escolaridade, acompanha a evolução neste domínio. Os resultados evidenciam um considerável desfasamento das questões / tarefas inscritas nos testes de avaliação diagnóstica, relativamente ao preconizado na literatura da especialidade, nomeadamente no domínio da oralidade e no das representações dos atos de leitura.
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Keywords
Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica Avaliação dos Alunos
