Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A (in)disciplina em contexto de creche e jardim de infância

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TESE-Cristiana-Santo.pdfDocumento principal1.25 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório tem como base um Projeto de Investigação denominado A (in)disciplina em contexto de Creche e Jardim de Infância: Conceções e práticas das educadoras, tendo como objetivo principal perceber de que modo as educadoras cooperantes integram o tema na sua prática e qual o seu papel na construção de regras de disciplina. Em termos metodológicos, este projeto enquadra-se na investigação qualitativa e no paradigma interpretativo, uma vez que visa analisar a realidade social a partir do contexto e da realidade observada através do olhar do observador participante. Neste estudo pretendo entender de que modo a disciplina é parte integrante do trabalho das educadoras cooperantes, qual o método de construção das regras numa sala de Creche e Jardim-de-Infância e que importância estas possuem para o desenvolvimento da criança. Para além disso, é também importante perceber quais os conflitos existentes e qual o papel da educadora na resolução dos mesmos. No que diz respeito à recolha e análise de dados foram utilizados, no decorrer dos estágios e durante a realização deste projeto, métodos como a observação participante, as notas de campo, a entrevista e análise documental. A partir destes métodos pretendo conseguir responder a várias questões relacionadas com as conceções e práticas realizadas pelas educadoras cooperantes. No último ponto deste relatório farei também uma abordagem descritiva dos contextos de estágio em que estive inserida, bem como dos grupos que acompanhei e das atividades realizadas. Neste ponto será então feita uma análise da minha intervenção nos contextos relativamente ao tema do projeto.
The present report is based on a research project with named The (in)discipline in the context of Nursery and Kindergarten: conceptions and practices of educators and it aims to understand in what way do cooperating educators integrate the theme in its practice and what is their role in the process of building rules of discipline. In methodological terms, this project falls under the qualitative research and the interpretative paradigm, as it aims to analyze the social reality from the context and the reality observed through the eyes of the participant observer. In this study, it is my intention to understand in what way discipline is an integral part of the work of cooperating educators, how the rules in a Nursery room and Kindergarten are built and what is their importance in the development of the child, what are the existing conflicts and the role of the educator in solving them. Regarding the data collection and analysis, throughout the internships and during the making of this project, methods such as participant observation, field notes, interviews and document analysis were used. Based on these methods, I intend to be able to answer several questions related to the conceptions and practices of cooperating teachers. In the final section of this report, there will also be a descriptive approach to the stage of the contexts in which I was inserted, aswell as of the accompanied groups and activities carried out. In this section it will finally be done an analysis of my intervention in the refered contexts pertaining to the project's theme.

Description

Keywords

Disciplina Indisciplina Conflitos Regras Creche Jardim de infância Discipline indiscipline Conflicts Rules Nursery Kindergarten Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue