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Transição para a parentalidade na prematuridade :
| dc.contributor.advisor | Magão, Maria Teresa | |
| dc.contributor.author | Nunes, Daniela Catarina Rosa | |
| dc.date.accessioned | 2021-07-20T09:51:59Z | |
| dc.date.available | 2021-07-20T09:51:59Z | |
| dc.date.issued | 2019 | |
| dc.description.abstract | O nascimento de um bebé, ainda que desejado, gera nos pais medos e a necessidade de reorganização da sua identidade individual e como casal, colocando desafios à parentalidade. Com a transição para a parentalidade o casal assume novos papéis e novas competências, tornando esta uma fase de grande vulnerabilidade e instabilidade, que poderá repercutir-se na saúde e bem-estar do RN e do casal. Se o nascimento for prematuro a transição para a parentalidade ocorre antecipadamente, causando maior ansiedade e medo aos pais, potenciada pelo desconhecido e pelos cuidados diferenciados a que o RN está sujeito, tornando a transição para a parentalidade mais vulnerável. Tendo os enfermeiros maior proximidade com as crianças e famílias, estão numa posição privilegiada para criar condições que contribuam para uma transição saudável, intervindo de forma diferenciada, facilitadora do processo de transição e do regresso a casa, recorrendo a uma parceria de cuidados e a orientações antecipatórias promotoras do empowerment e mestria do papel parental no cuidados aos seus filhos, mais especificamente na prematuridade. Este relatório tem por objetivo mostrar o percurso do desenvolvimento de competências relativamente às terapêuticas de enfermagem promotoras da transição para parentalidade, mais especificamente no RN prematuro, assim como na prestação de cuidados de enfermagem especializados à criança, jovem e sua família. A metodologia utilizada neste percurso foi a metodologia de projeto, experiencial e crítica sobre as ações e atividades desenvolvidas nos diferentes contextos de estágio, baseada na evidência científica e no quadro de referência da Teoria das Transições de Afaf Meleis e da Filosofia de Cuidados Centrados na Família. Este percurso de aprendizagem possibilitou o contributo para um projeto de melhoria da qualidade dos cuidados de enfermagem com a elaboração de uma norma de acolhimento das famílias na UCIN, promotora da transição para a parentalidade, da qual faz parte uma proposta de kit de acolhimento, elementos fundamentais para a melhoria da qualidade no meu contexto profissional. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202642810 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/37131 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Enfermagem pediátrica | pt_PT |
| dc.subject | Enfermagem neonatal | pt_PT |
| dc.subject | Recém-nascido prematuro | pt_PT |
| dc.subject | Parentalidade | pt_PT |
| dc.subject | Qualidade dos cuidados de saúde | pt_PT |
| dc.title | Transição para a parentalidade na prematuridade : | pt_PT |
| dc.title.alternative | terapêuticas de enfermagem promotoras do regresso a casa | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria | pt_PT |
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