Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

Caracterização da relação entre maus-tratos e delinquência e das crenças sobre a violência em jovens do concelho de Moura

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
2013_Ragageles, Rute I..pdf412.43 KBAdobe PDF Ver/Abrir

Resumo(s)

O presente estudo empírico tem como principais objetivos verificar se a relação entre maus-tratos e delinquência (e.g. Brezina, 1998; Falshaw, 2005) se replica no concelho de Moura (Baixo Alentejo) e caracterizar as crenças sobre a violência em crianças e jovens deste concelho.
Para cumprir estes objetivos foram realizados dois estudos. O Estudo 1 visa concretizar os objetivos relativos aos maus-tratos e delinquência e a amostra (N=102) foi obtida a partir da consulta de processos de promoção e proteção da CPCJ de Moura, em execução desde 2012.
O Estudo 2 com o objetivo de verificar se as crenças que legitimam o recurso à violência sobre crianças e jovens se encontram nos jovens da presente amostra (N=13) à qual foi aplicada a Escala de Crenças da Criança sobre a Violência (ECCV) (Sani,2003).
Verificou-se que os tipos de maus-tratos mais comuns em crianças e jovens do concelho de Moura são a negligência, seguida da exposição a modelos de comportamento desviante, sendo que a negligência se encontra mais associada ao sexo masculino e a exposição a modelos de comportamento desviante ao sexo feminino. Relativamente à relação entre maus-tratos e comportamentos delinquentes, esta não se replicou pois a maioria das vítimas de maus-tratos não apresenta comportamentos delinquentes.
Quanto às crenças sobre a violência, estas prendem-se principalmente com a etiologia da violência e os determinantes individuais, sendo que o sexo masculino apresenta médias superiores ao sexo feminino em todos os fatores da ECCV. Conclui-se então que as crianças e jovens de Moura manifestam algumas das crenças encontradas em estudos anteriores (e.g. a violência ocorrida em casa tem de ser resolvida em casa; a forma como os pais tratam os filhos só a eles lhe diz respeito).

Descrição

Dissertação para obtenção de grau de Mestre em Psicologia Forense e Criminal

Palavras-chave

Maus tratos Delinquência Crenças Violência

Contexto Educativo

Citação

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz

Licença CC