Publication
Trilhos de aprendizagem: da formação à profissionalização
| dc.contributor.advisor | Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- | |
| dc.contributor.advisor | Loff, Philippe Bernard, 1955- | |
| dc.contributor.author | Simões, Ana Raquel Pinto | |
| dc.date.accessioned | 2016-04-13T14:00:26Z | |
| dc.date.available | 2016-04-13T14:00:26Z | |
| dc.date.issued | 2015 | |
| dc.description.abstract | A inclusão de crianças diferentes nas nossas escolas é um processo que para além de educativo e pedagógico, se pretende que seja social e emocional, isto é, que conduza a um clima educativo de sucesso para todos. Os pares são neste processo um elemento chave para a criação de um ambiente inclusivo de sucesso, que una a parte educativa à parte do desenvolvimento afetivo e social. Em educação é reconhecida a necessidade de implementar uma pedagogia diferenciada que vá ao encontro às necessidades educativas de cada aluno. A criança com Paralisia Cerebral, devido ao seu handicap psicossomático, fica limitada na autoestimulação global, aumentando o leque de dependência do adulto e do contexto envolvente. A colocação dos alunos com paralisia cerebral nas escolas suscita a questão sobre qual o contexto mais eficaz para o seu ensino. É neste contexto, que a presente planificação da investigação visa a implementação de métodos e técnicas, que permitam à criança com paralisia cerebral estimular as suas capacidades interativas e desenvolver interações com os seus pares. A implementação de Programas de Competências Sociais, com recurso a técnicas mediadas por pares tem proporcionado às crianças com paralisia cerebral o desenvolvimento de interações significativas com os mesmos. Assim, nesta investigação-ação, no que concerne à metodologia, escolhemos um estudo de caso numa abordagem mista, privilegiando a vertente qualitativa. Na intervenção recorrer-se-á à implementação de um Programa de técnicas mediadas por pares visando aumentar a qualidade das suas interações. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201333317 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/13141 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Práticas Educativas | pt_PT |
| dc.subject | Prática Pedagógica | pt_PT |
| dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
| dc.subject | Ensino Básico 1º Ciclo | pt_PT |
| dc.title | Trilhos de aprendizagem: da formação à profissionalização | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
