Repository logo
 
Publication

Trilhos de aprendizagem: da formação à profissionalização

dc.contributor.advisorVale, Vera Maria Silvério do, 1961-
dc.contributor.advisorLoff, Philippe Bernard, 1955-
dc.contributor.authorSimões, Ana Raquel Pinto
dc.date.accessioned2016-04-13T14:00:26Z
dc.date.available2016-04-13T14:00:26Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractA inclusão de crianças diferentes nas nossas escolas é um processo que para além de educativo e pedagógico, se pretende que seja social e emocional, isto é, que conduza a um clima educativo de sucesso para todos. Os pares são neste processo um elemento chave para a criação de um ambiente inclusivo de sucesso, que una a parte educativa à parte do desenvolvimento afetivo e social. Em educação é reconhecida a necessidade de implementar uma pedagogia diferenciada que vá ao encontro às necessidades educativas de cada aluno. A criança com Paralisia Cerebral, devido ao seu handicap psicossomático, fica limitada na autoestimulação global, aumentando o leque de dependência do adulto e do contexto envolvente. A colocação dos alunos com paralisia cerebral nas escolas suscita a questão sobre qual o contexto mais eficaz para o seu ensino. É neste contexto, que a presente planificação da investigação visa a implementação de métodos e técnicas, que permitam à criança com paralisia cerebral estimular as suas capacidades interativas e desenvolver interações com os seus pares. A implementação de Programas de Competências Sociais, com recurso a técnicas mediadas por pares tem proporcionado às crianças com paralisia cerebral o desenvolvimento de interações significativas com os mesmos. Assim, nesta investigação-ação, no que concerne à metodologia, escolhemos um estudo de caso numa abordagem mista, privilegiando a vertente qualitativa. Na intervenção recorrer-se-á à implementação de um Programa de técnicas mediadas por pares visando aumentar a qualidade das suas interações.pt_PT
dc.identifier.tid201333317
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/13141
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPráticas Educativaspt_PT
dc.subjectPrática Pedagógicapt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectEnsino Básico 1º Ciclopt_PT
dc.titleTrilhos de aprendizagem: da formação à profissionalizaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ANA_SIMOES.pdf
Size:
1.1 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: