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A realização deste relatório surge no âmbito da unidade curricular “Estágio de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica II”, parte integrante do plano de estudos do 3º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, do 2º ano, 3º semestre, realizado na Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa e tem como principais objetivos: apresentar as atividades desenvolvidas no decurso dos estágios e refletir criticamente sobre essas atividades que permitiram ao autor a aquisição e o desenvolvimento de competências especializadas na área da Enfermagem Médico-Cirúrgica, com um enfoque específico na Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica.
Estruturalmente, o relatório está dividido em duas partes principais. A primeira parte centra-se na descrição narrativa da componente prática e clínica dos estágios, organizada em dois momentos distintos: um realizado no Serviço de Medicina Intensiva Polivalente de níveis II e III, e outro no Instituto Nacional de Emergência Médica (numa unidade de Suporte Imediato de Vida e numa Viatura Médica de Emergência e Reanimação). Baliza-se uma breve caracterização de cada contexto de estágio, seguindo-se de uma análise crítico-reflexiva das experiências vivenciadas, atividades realizadas e de que forma foram desenvolvidas as competências, tanto comuns como específicas, do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica.
Na segunda parte é desenvolvida a componente de investigação com o objetivo de mapear a evidência existente sobre programas de transição de cuidados após a alta de unidades de cuidados intensivos, tendo como questão orientadora para a investigação, quais os programas de transição de cuidados após alta de cuidados intensivos?
Dado o crescente reconhecimento da complexidade envolvida na prestação de cuidados à pessoa em situação crítica, especialmente no contexto das Unidades de Cuidados Intensivos, a transição de cuidados após a alta destas unidades tornou-se um foco central de atenção na prática e na investigação em enfermagem.
Para este estudo seguiram-se as orientações para as scoping review do Joanna Briggs Institute.
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Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa