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Avaliação das perceções de qualidade percebida sobre os percursos escolares alternativos no sistema básico do ensino Português atual pelos principais atores sociais escolares

dc.contributor.advisorLopes, Henrique
dc.contributor.authorSardinha, Ana Paula Faustino
dc.date.accessioned2015-05-12T18:57:16Z
dc.date.available2015-05-12T18:57:16Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractEste estudo situa-se no âmbito das perceções de qualidade percebida sobre os percursos escolares alternativos ao ensino regular implementados nas escolas públicas portuguesas. Estes cursos representam uma opção ao ensino regular e pretendem evitar o abandono escolar e aumentar a escolarização dos portugueses. No entanto, devido às suas particularidades impõem, mudanças súbitas nas escolas.Com a introdução dos cursos de educação e formação e cursos profissionais, interessa compreender qual a perceção que os diferentes atores sociais escolares têm, atualmente, sobre a qualidade destes cursos. O conceito de qualidade é importante e pertinente para estudar esta temática, para o seu desenvolvimento aborda-se o conceito de qualidade, qualidade percebida e satisfação. Para melhor se compreender a implementação destes cursos nas escolas portuguesas interessa também compreender qual o seu papel nas escolas públicas e de que forma os diferentes atores sociais escolares os percecionam. Com o intuito de contextualizar os cursos de educação e formação e os cursos profissionais será, também, realizada uma resenha histórica do ensino em Portugal desde o início do século XX. Ao longo deste trabalho foi também realizada uma abordagem à teoria das representações sociais. Esta investigação incidiu em cinco turmas do ensino regular e oito turmas do ensino não regular. Contribuíram também para este estudo docentes que lecionam ou já lecionaram cursos do ensino não regular. A escola onde decorreu o estudo é uma escola pequena do interior do País e com poucos alunos, pelo que não foi possível efetuar generalizações relativas ao tema em estudo. Assim, pretendeu-se que esta investigação favoreça a reflexão e a discussão sobre a temática em estudo. Os resultados obtidos permitem concluir que os diferentes atores sociais escolares não estão satisfeitos com o funcionamento destes percursos escolares e que estes necessitam de efetivos recursos matérias, físicos e humanos para poderem funcionar com qualidade nas escolas públicas em Portugal.por
dc.identifier.tid201833450
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/8599
dc.language.isoporpor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectQualidade percebidapor
dc.subjectSatisfaçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPercursos escolares alternativospor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.titleAvaliação das perceções de qualidade percebida sobre os percursos escolares alternativos no sistema básico do ensino Português atual pelos principais atores sociais escolarespor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Especialização em Administração Educacionalpor

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