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Avaliação das perceções de qualidade percebida sobre os percursos escolares alternativos no sistema básico do ensino Português atual pelos principais atores sociais escolares
dc.contributor.advisor | Lopes, Henrique | |
dc.contributor.author | Sardinha, Ana Paula Faustino | |
dc.date.accessioned | 2015-05-12T18:57:16Z | |
dc.date.available | 2015-05-12T18:57:16Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | Este estudo situa-se no âmbito das perceções de qualidade percebida sobre os percursos escolares alternativos ao ensino regular implementados nas escolas públicas portuguesas. Estes cursos representam uma opção ao ensino regular e pretendem evitar o abandono escolar e aumentar a escolarização dos portugueses. No entanto, devido às suas particularidades impõem, mudanças súbitas nas escolas.Com a introdução dos cursos de educação e formação e cursos profissionais, interessa compreender qual a perceção que os diferentes atores sociais escolares têm, atualmente, sobre a qualidade destes cursos. O conceito de qualidade é importante e pertinente para estudar esta temática, para o seu desenvolvimento aborda-se o conceito de qualidade, qualidade percebida e satisfação. Para melhor se compreender a implementação destes cursos nas escolas portuguesas interessa também compreender qual o seu papel nas escolas públicas e de que forma os diferentes atores sociais escolares os percecionam. Com o intuito de contextualizar os cursos de educação e formação e os cursos profissionais será, também, realizada uma resenha histórica do ensino em Portugal desde o início do século XX. Ao longo deste trabalho foi também realizada uma abordagem à teoria das representações sociais. Esta investigação incidiu em cinco turmas do ensino regular e oito turmas do ensino não regular. Contribuíram também para este estudo docentes que lecionam ou já lecionaram cursos do ensino não regular. A escola onde decorreu o estudo é uma escola pequena do interior do País e com poucos alunos, pelo que não foi possível efetuar generalizações relativas ao tema em estudo. Assim, pretendeu-se que esta investigação favoreça a reflexão e a discussão sobre a temática em estudo. Os resultados obtidos permitem concluir que os diferentes atores sociais escolares não estão satisfeitos com o funcionamento destes percursos escolares e que estes necessitam de efetivos recursos matérias, físicos e humanos para poderem funcionar com qualidade nas escolas públicas em Portugal. | por |
dc.identifier.tid | 201833450 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/8599 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Qualidade | por |
dc.subject | Qualidade percebida | por |
dc.subject | Satisfação | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Percursos escolares alternativos | por |
dc.subject | Representações sociais | por |
dc.title | Avaliação das perceções de qualidade percebida sobre os percursos escolares alternativos no sistema básico do ensino Português atual pelos principais atores sociais escolares | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Administração Educacional | por |
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