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Abstract(s)
A comunicação em saúde é um factor subjacente à qualidade em saúde e segurança do paciente. Para que os cuidados de saúde sejam contínuos e com o menor erro, é essencial que a comunicação entre profissionais seja eficaz e completa, pelo que a comunicação ineficaz é uma das principais causas para a existência de erros na saúde.
A passagem de turno é o momento privilegiado para garantir a transmissão de informação entre profissionais, assim como a oportunidade de discutir casos e colocar questões entre a equipa de enfermagem.
É importante que os enfermeiros tenham noção da importância de uma correcta comunicação, assim como as principais competências comunicacionais existentes e que deverão estar presentes no seu quotidiano. Possuir estas competências pode levar a um menor cansaço, aumento de produtividade, gestão eficaz do tempo e à melhoria da qualidade no cuidar.
Através de um estudo descritivo, transversal e quantitativo, com o objectivo geral de descrever as competências comunicacionais do enfermeiro na passagem de turno, pretendeu se identificar se as competências comunicacionais dos enfermeiros influenciam a qualidade da passagem de turno. Para tal, foi criado um questionário, aplicado aos Enfermeiros do Departamento de Medicina de um Hospital Central de Lisboa. O tratamento de dados foi realizado com recurso ao tratamento informático por SPSS, versão 20.0 para Windows e Excel. Foi possível constatar que os enfermeiros possuem diferentes competências adequadas a uma comunicação eficaz, em prol da qualidade na passagem de turno, das quais se pode distinguir: o respeito, a intenção de cuidar, a curiosidade e o interesse. O enfermeiro possui um papel activo com iniciativa e atitude positiva, com um discurso claro e directo. Para tal, é importante que a passagem de turno seja realizada cara a cara, com comunicação em ambos os sentidos, através de uma forma verbal e escrita, permitindo-lhe o tempo que for necessário, de modo a existir um espaço para clarificar a informação
Description
Mestrado , Gestão em Enfermagem, 2013, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Keywords
Comunicação Segurança do doente Passagem de turno Qualidade dos cuidados de saúde Barreiras de comunicação