Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A segurança do paciente

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
alexandra salvador e sousa.pdf1.48 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A comunicação em saúde é um factor subjacente à qualidade em saúde e segurança do paciente. Para que os cuidados de saúde sejam contínuos e com o menor erro, é essencial que a comunicação entre profissionais seja eficaz e completa, pelo que a comunicação ineficaz é uma das principais causas para a existência de erros na saúde. A passagem de turno é o momento privilegiado para garantir a transmissão de informação entre profissionais, assim como a oportunidade de discutir casos e colocar questões entre a equipa de enfermagem. É importante que os enfermeiros tenham noção da importância de uma correcta comunicação, assim como as principais competências comunicacionais existentes e que deverão estar presentes no seu quotidiano. Possuir estas competências pode levar a um menor cansaço, aumento de produtividade, gestão eficaz do tempo e à melhoria da qualidade no cuidar. Através de um estudo descritivo, transversal e quantitativo, com o objectivo geral de descrever as competências comunicacionais do enfermeiro na passagem de turno, pretendeu se identificar se as competências comunicacionais dos enfermeiros influenciam a qualidade da passagem de turno. Para tal, foi criado um questionário, aplicado aos Enfermeiros do Departamento de Medicina de um Hospital Central de Lisboa. O tratamento de dados foi realizado com recurso ao tratamento informático por SPSS, versão 20.0 para Windows e Excel. Foi possível constatar que os enfermeiros possuem diferentes competências adequadas a uma comunicação eficaz, em prol da qualidade na passagem de turno, das quais se pode distinguir: o respeito, a intenção de cuidar, a curiosidade e o interesse. O enfermeiro possui um papel activo com iniciativa e atitude positiva, com um discurso claro e directo. Para tal, é importante que a passagem de turno seja realizada cara a cara, com comunicação em ambos os sentidos, através de uma forma verbal e escrita, permitindo-lhe o tempo que for necessário, de modo a existir um espaço para clarificar a informação

Description

Mestrado , Gestão em Enfermagem, 2013, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Keywords

Comunicação Segurança do doente Passagem de turno Qualidade dos cuidados de saúde Barreiras de comunicação

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

[s.n.]

CC License