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Authors
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Abstract(s)
Embora a liderança virtual, ou e-liderança, tenha emergido mais recentemente nos últimos
três anos, é uma prática que tem vindo a ganhar o seu espaço no contexto organizacional.
Este estudo tem como objetivo principal identificar as competências necessárias para uma
e-liderança eficaz, bem como perceber quais são os desafios encarados pelos e-líderes, ou
líderes à distância. Para isso, foi realizado um estudo com o auxílio da metodologia de Delphi
com a técnica de Q-Sort. Neste estudo participaram 15 peritos em e-liderança, com diferentes
anos de experiência na área e a desempenhar funções em setores distintos. Para analisar o
tema em questão, foram realizadas três rondas, cada uma com duas listas - uma referente às
competências necessárias para uma e-liderança eficaz, com 16 itens, e outra relacionada com
os desafios encarados pelos e-líderes, com 14 itens. Como resultados deste estudo, foi
possível concluir que a competência mais valorizada foi a comunicação verbal, oral e escrita.
Por outro lado, a maior dificuldade apontada pelos peritos foi a comunicação de forma eficaz.
A competência considerada menos importante foi a orientação 24/7. Já no que toca aos
desafios, a dificuldade apontada como menos importante foi dominar todas as ferramentas
tecnológicas disponíveis.
Description
Keywords
e-liderança e-líder liderança virtual competências desafios tecnologias de informação e comunicação