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Educação para os afectos

dc.contributor.advisorVarandas, Maria de Lourdes
dc.contributor.advisorFaria, Ana Paula
dc.contributor.authorPereira, Carla Sofia Marques
dc.date.accessioned2016-11-25T09:43:53Z
dc.date.available2016-11-25T09:43:53Z
dc.date.issued2011
dc.descriptionMestrado, Enfermagem Comunitária, 2011, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
dc.description.abstractEste trabalho relata o desenvolvimento de uma intervenção comunitária, de acordo com a metodologia de planeamento em saúde, cuja finalidade consiste em promover a saúde escolar na área da educação para os afectos. O respectivo objectivo geral é “estimular o interesse pela temática da educação para os afectos, nas crianças que frequentam o segundo ano da EB1 Barbosa du Bocage, no ano lectivo 2010/2011”. Este estudo tem subjacente um quadro de referência norteador, constituído pelo Modelo Sistémico de Betty Neuman e pela Teoria da Aprendizagem Social de Albert Bandura. Foram utilizados, enquanto instrumentos de colheita de dados para a realização do diagnóstico de situação, um questionário de auto-preenchimento dirigido aos alunos, e entrevista semi-dirigida aplicada a informadores-chave, de forma a validar os resultados obtidos através do questionário. Os peritos identificaram como problemática prioritária para intervenção “actuar de modo assertivo na interacção social na escola”. Seguidamente, foram construídos os diagnósticos de enfermagem, efectuada a sua priorização e elaborado o plano de cuidados, que foi implementado no terreno com o envolvimento dos professores e dos pais/EE, atendendo à significância das relações existentes entre estes subsistemas e o subsistema alunos. Os resultados foram expressos em termos de indicadores de processo e resultado, revelando que os objectivos específicos delineados foram alcançados com sucesso. Tais resultados estão em consonância com o enquadramento teórico efectuado, confirmando a importância da educação para os afectos para a promoção da saúde das crianças, nomeadamente ao nível da qualidade das relações interpessoais que estabelecem, mostrando-se essencial uma intervenção precoce. Foram ainda mencionadas as limitações do estudo, discutidas as perspectivas de desenvolvimento e continuidade do projecto, elaboradas as sugestões, assim como as respectivas conclusões.
dc.formatapplication/pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/15900
dc.language.isopor
dc.publisher[s.n.]
dc.subjectEnfermagem em saúde comunitária
dc.subjectSaúde escolar
dc.subjectEducação sexual
dc.subjectEducação
dc.subjectAfeto
dc.titleEducação para os afectos
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccess
rcaap.typemasterThesis

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