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Bullying no contexto educativo:
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Rodrigues, Paula | |
| dc.contributor.author | Fidalgo, Bruno | |
| dc.date.accessioned | 2022-11-12T11:32:00Z | |
| dc.date.available | 2022-11-12T11:32:00Z | |
| dc.date.issued | 2022-07-22 | |
| dc.description.abstract | O presente documento consiste no Relatório final de Prática de Ensino Supervisionada, e é parte integrante da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Física, no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Este relatório reflete o trabalho realizado no estágio académico, estando estruturado da seguinte forma: caracterização do local de estágio, descrição e análise de atividade, reflexão sobre as seguintes áreas: Profissional, Social e Ética; Desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; Participação na escola e relação com a comunidade; Desenvolvimento profissional ao longo da vida. Nà área Desenvolvimento profissional ao longo da vida, o tema da nossa investigação foi "Bullying em Contexto Educativo: Diferenças entre Géneros e Faixas Etárias", e pretende contextualizar o fenómeno bullying no contexto educativo, diferenciando situações de bullying sofrido e bullying praticado no que toca ao género e à faixa etária, para que seja possível compreender e lidar com esta realidade. A amostra do estudo foi constituída por 401 estudantes com idades entre os 9 e os 18 anos de idade (X=12,7) de uma escola no concelho do Seixal. Para recolha dos dados foi utilizado o “Questionário para Estudo e Prevenção da Violência na Escola”, Projecto TMR (2000). Os resultados revelaram que 15,0% (n=60) dos alunos já estiveram envolvidos em situações de bullying, sendo 8,5% (n=34) do 2º ciclo, 5,5% do 3º ciclo e 1,0% do ensino secundário. Verificaram-se 8,7% (n=35) de vítimas, sendo 4,7% (n=19) rapazes e 4,0% (n=16) raparigas. 6,2% (n=25) já praticaram bullying, sendo 5,0% (n=20) rapazes e 1,2% (n=5) raparigas. Não se verificaram diferenças estatisticamente significativas entre o género das vítimas (p=0,401), mas mostra os rapazes como os agressores mais comuns (p=0,001). Em relação aos ciclos de ensino e tendo em conta a amostra total de vítimas (n=35), verificaram-se 54,3% (n=19) do 2ºciclo, 40,0% (n=14) do 3º ciclo e 5,7% (n=2) do ensino secundário. Da amostra total de agressores (n=25), 60,0% (n=15) são do 2ºciclo, 32,0% (n=8) do 3º ciclo e 8,0% (n=2) do ensino secundário. Não se verificaram diferenças estatisticamente significativas entre ciclos de escolaridade, quer em relação às vítimas (p=0,238), quer em relação aos agressores (p=0,242). Os resultados apontam para uma maior necessidade de estudar este fenómeno nos muitos contextos educativos existentes, de modo a pudermos compreendê-lo melhor, e a desenvolvermos estratégias que o previnam. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 203096924 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/42288 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Educação física | pt_PT |
| dc.subject | Bullying | pt_PT |
| dc.subject | Contexto educativo | pt_PT |
| dc.subject | Género | pt_PT |
| dc.subject | Idade | pt_PT |
| dc.title | Bullying no contexto educativo: | pt_PT |
| dc.title.alternative | diferenças entre géneros e faixas etárias | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |
