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Authors
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Abstract(s)
A ideia de associar a matemática às histórias, não sendo nova, é contudo
pouco discutida e, menos ainda, concretizada em Portugal (Menezes et al., 2009). A
história é uma ferramenta pedagógica para envolver as crianças matematicamente e é
um mundo pelo qual a matemática pode ser imaginada (McGrath, 2014).
Este Relatório Final divide-se em duas partes. Uma primeira parte pretende refletir
sobre o percurso de formação da mestranda adotando uma atitude crítica e reflexiva
sobre as aprendizagens efetuadas ao longo do estágio em jardim de infância e em
creche. A segunda parte do Relatório apresenta uma proposta de intervenção
educativa, de natureza qualitativa com cunho interpretativo, cujo tema é “O
vocabulário espacial em crianças de dois anos” e cujas questões de investigação foram:
como crianças de dois anos interpretam vocabulário espacial? e Qual a reflexão da
investigadora sobre o estudo?.
Os resultados deste estudo apontam, fundamentalmente, para: a interpretação do
vocabulário espacial pelas crianças ainda estar em construção; a construção pela
criança da interpretação do vocabulário específico face a um referencial exterior ao
próprio corpo parecer ser feita por perceção, a partir da comparação feita pela criança
com a interpretação que usa quando se refere ao seu próprio corpo; o processo cíclico,
usado no estudo, de planear, implementar e avaliar espaços de aprendizagem ser
importante para fomentar o desenvolvimento profissional do/a educador/a.
Description
Keywords
Educação Pré-Escolar Histórias Primeira Matemática Vocabulário Espacial Participação Guiada