Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Era uma vez...e a primeira matemática

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ELIANE_CHARNECA.pdf8.2 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A ideia de associar a matemática às histórias, não sendo nova, é contudo pouco discutida e, menos ainda, concretizada em Portugal (Menezes et al., 2009). A história é uma ferramenta pedagógica para envolver as crianças matematicamente e é um mundo pelo qual a matemática pode ser imaginada (McGrath, 2014). Este Relatório Final divide-se em duas partes. Uma primeira parte pretende refletir sobre o percurso de formação da mestranda adotando uma atitude crítica e reflexiva sobre as aprendizagens efetuadas ao longo do estágio em jardim de infância e em creche. A segunda parte do Relatório apresenta uma proposta de intervenção educativa, de natureza qualitativa com cunho interpretativo, cujo tema é “O vocabulário espacial em crianças de dois anos” e cujas questões de investigação foram: como crianças de dois anos interpretam vocabulário espacial? e Qual a reflexão da investigadora sobre o estudo?. Os resultados deste estudo apontam, fundamentalmente, para: a interpretação do vocabulário espacial pelas crianças ainda estar em construção; a construção pela criança da interpretação do vocabulário específico face a um referencial exterior ao próprio corpo parecer ser feita por perceção, a partir da comparação feita pela criança com a interpretação que usa quando se refere ao seu próprio corpo; o processo cíclico, usado no estudo, de planear, implementar e avaliar espaços de aprendizagem ser importante para fomentar o desenvolvimento profissional do/a educador/a.

Description

Keywords

Educação Pré-Escolar Histórias Primeira Matemática Vocabulário Espacial Participação Guiada

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue