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Abstract(s)
O presente Relatório pretende explicitar o percurso de aprendizagem
desenvolvido, sustentado na melhor evidência científica disponível, no referencial
teórico de enfermagem, no enquadramento profissional do exercício de enfermagem
e na análise crítica e reflexiva da prática clínica ao longo do Estágio, que contribuíram
para o desenvolvimento das competências comuns de Enfermeiro Especialista (EE) e
específicas de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica
(EESIP), definidas pela Ordem dos Enfermeiros.
A problemática central deste trabalho é a dificuldade da criança em idade
escolar com Disfunção Miccional Neurogénica (DMN) na autogestão da sua condição.
A DMN sintetiza todos os tipos de alteração do funcionamento do trato urinário inferior,
com origem no sistema nervoso central e/ou periférico. A preocupação com este
fenómeno decorre da experiência clínica com crianças com DMN e suas famílias que
vivenciam processos de transição associados à sua condição. A criança com DMN
necessita de cuidados específicos, normalmente prestados pelos pais até à idade
escolar, situação que pode gerar transtorno na família e sentimentos de inferioridade
e vergonha na criança, por exemplo, pelo uso de fralda, uma vez que o controlo da
eliminação urinária é uma competência que se desenvolve, normalmente, no período
pré-escolar, já sendo expectável nesta idade esse autocontrolo por parte da criança.
Deste modo, cabe ao EESIP, facilitar o desenvolvimento de competências de
autogestão da sua condição à criança escolar, capacitando-a para a conquista da sua
autonomia e independência, fundamentais para o seu desenvolvimento e
maximização da sua saúde.
Decorrente do aprofundamento deste fenómeno, na procura constante de
novas formas de cuidar, construiu-se uma proposta de Programa de promoção da
competência de autogestão à criança escolar com DMN, cuja implementação será
uma oportunidade de dinamização na área da melhoria contínua da qualidade dos
cuidados.
Estruturalmente, o relatório é constituído pelo enquadramento conceptual, a
metodologia, o percurso de Estágio e aprendizagens significativas para o
desenvolvimento de competências de EE, a proposta de Programa, considerações
finais e perspetivas futuras.
Description
Keywords
Enfermagem pediátrica Criança Bexiga urinaria neurogênica Autogestão
