Publication
A importância da expressão dramática no desenvolvimento da comunicação e interação da criança com síndrome de Asperger
| dc.contributor.author | Caires, Mariana Alexandrina Rodrigues | |
| dc.date.accessioned | 2012-08-01T10:25:28Z | |
| dc.date.available | 2012-08-01T10:25:28Z | |
| dc.date.issued | 2012-07 | |
| dc.description.abstract | O Síndrome de Asperger é um tipo de autismo que provém de uma disfunção biológica do cérebro. O seu diagnóstico engloba três áreas importantes: - A comunicação: dificuldade na interpretação não-verbal e no pensamento concreto da linguagem formal. - A interação social: dificuldade na relação social, leitura de pensamentos e sentimentos dos outros. - A imaginação: pensamento limitado e resistência à mudança. As medidas seguintes devem utilizar-se para minimizar o stress da criança “aspie”. 1. O professor deve explicar as regras com calma e não falar depressa ou alterar planos sem avisar. 2. Quem deve conversar sobre o diagnóstico? Qualquer pessoa está sensível e motivada para ajudar e entender o problema. No entanto, as decisões mais importantes, para o sucesso da criança “aspie”, são as da família e amigos. - Quais os problemas que podem ocorrer? As crianças consideram o trabalho de grupo exaustivo. O sucesso do trabalho de grupo depende de todos os elementos deste. Os estudantes com Síndrome de Asperger merecem uma atenção especial pois preferem assuntos de cultura geral e pesquisa em enciclopédias. É importante brincar e todas as pessoas, além das crianças, têm esse direito. Quando se brinca, fugimos da realidade, adquirimos novas experiências cometemos erros e tornamos os nossos sonhos realidade. A brincadeira e o jogo dramático, através de histórias improvisadas ou combinadas com o grupo de trabalho, desenvolvem a comunicação verbal, não-verbal e a interação da criança “aspie”, com o seu par ou grupo. A Expressão Dramática desinibe a criança, levando-a a expressar emoções e realidades do quotidiano, através do movimento/gesto e voz. | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/2474 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.subject | Síndrome de Asperger | por |
| dc.subject | Interação social | por |
| dc.subject | Imaginação | por |
| dc.subject | Jogo dramático | por |
| dc.subject | Emoção | por |
| dc.title | A importância da expressão dramática no desenvolvimento da comunicação e interação da criança com síndrome de Asperger | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
