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Prevenção e controlo da hemorragia na pessoa em situação crítica - Projeto de desenvolvimento de competências clínicas especializadas na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica

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Abstract(s)

O presente documento, designado Relatório de Estágio de natureza profissional, foi realizado no âmbito do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área à Pessoa em Situação Crítica (MEMCPSCT), nos termos do plano de estudos do curso em funcionamento na Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP). O conteúdo deste relatório resulta da frequência das Unidades Curriculares “Estágio de natureza Profissional com relatório” (Módulo I - 15 ECTS e Módulo II - 30 ECTS). A matriz estrutural deste documento orienta-se à demonstração do processo de desenvolvimento de competências comuns e especificas do Enfermeiro Especialista nesta área, de acordo com os Regulamentos nº140/2019 e nº429/2018 da Ordem dos Enfermeiros (OE). Para além disso, procura deixar evidente um perfil de aptidões que sustentam a obtenção do grau académico de mestre, nos termos do Regulamento do Segundo Ciclo da ESEP. Em conjunto, o Módulo I e Módulo II, deste estágio de natureza profissional, visaram o desenvolvimento de competências essencialmente clínicas, com particular enfoque na Prevenção e Controlo da Hemorragia na Pessoa em Situação Crítica. Esta temática foi considera como pretexto e guia da aprendizagem, sem que daí resultasse qualquer obstáculo ao desenvolvimento integral de todas as competências que sustentam o perfil do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área da Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. O documento apresentado está divido em três grandes partes. A primeira, corresponde à caracterização dos contextos clínicos nos quais se desenvolveram as atividades de estágio (Módulo I e II), nomeadamente: Unidade Cuidados Intensivos Polivalente, Serviço de Urgência e Unidade Cuidados Intensivos Coronários. A segunda parte do relatório inclui três “estudos de caso”, focados em clientes com quadros de Hemorragia / perdas sanguíneas graves, nos quais se percorre o processo de conceção de cuidados. A terceira parte do relatório, reporta um exercício reflexivo em torno dos contributos que as distintas experiências de estágio outorgaram para o desejado desenvolvimento de competências. Os três locais de estágio ou “clínicas de ensino” que tive oportunidade de frequentar, a tutoria disponibilizada e a orientação dos docentes foram adequados às necessidades que experimentei e permitiram, através de uma metodologia de “reflexão sobre a ação e para a ação”, alcançar os objetivos que defini. Neste percurso, os seminários e as aulas de orientação tutorial representaram espaços de partilha absolutamente fundamentais. Do percurso realizado concluo que, sem prejuízo do adquirido, o desenvolvimento de competências é um processo contínuo e dinâmico, que, como é óbvio, não se esvazia em percursos académicos. Contudo, este tipo de marcos e processos formativos criam hábitos e permitem a internalização de modos de agir e conceber cuidados que ficam como alicerces para o futuro e para um caminho mais independente. Em termos conclusivos, este estágio de natureza profissional, para além das oportunidades de aprendizagem que proporcionou, abriu horizontes, permitiu o contacto com outras realidades e outras formas de olhar para o cuidado à pessoa em situação crítica, o que alarga a gama de recursos que, agora, tenho disponíveis.
This document, called the Professional Internship Report, was produced as part of the Master's Degree in Medical-Surgical Nursing, in the area of the Person in a Critical Situation (MEMCPSCT), under the terms of the course syllabus at the Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP). The content of this report is the result of attending the Curricular Units "Professional Internship with report" (Module I - 15 ECTS and Module II - 30 ECTS). The structural matrix of this document is aimed at demonstrating the process of developing the common and specific competences of the Specialist Nurse in this area, in accordance with Regulations nº140/2019 and nº429/2018 of the Order of Nurses (OE). In addition, it seeks to highlight a profile of skills that support obtaining a master's degree, under the terms of ESEP's Second Cycle Regulations. Together, Module I and Module II of this professional internship aimed to develop essentially clinical skills, with a particular focus on the Prevention and Control of Bleeding in the Critically Ill Person. This theme was considered as a pretext and guide for learning, without this resulting in any obstacle to the full development of all the competences that underpin the profile of the Specialist Nurse in Medical-Surgical Nursing, in the area of Nursing for the Critically Ill Person. This document is divided into three main parts. The first corresponds to the characterization of the clinical contexts in which the internship activities took place (Module I and II), namely: Polyvalent Intensive Care Unit, Emergency Department and Coronary Intensive Care Unit. The second part of the report includes three "case studies", focused on clients with severe bleeding/blood loss, in which the care design process is covered. The third part of the report is a reflective exercise on the contributions that the different internship experiences have made to the desired development of skills. The three internship sites or "teaching clinics" I had the opportunity to attend, the mentoring provided and the guidance of the teachers were appropriate to the needs I experienced and allowed me, through a methodology of "reflection on action and for action", to achieve the objectives I had set. In this journey, the seminars and tutorial classes were absolutely fundamental spaces for sharing. From the journey I've been on, I've come to the conclusion that, without prejudice to what has been acquired, the development of skills is a continuous and dynamic process which, of course, doesn't end with academic courses. However, this type of milestone and training process creates habits and allows for the internalization of ways of acting and conceiving care that will remain as a foundation for the future and for a more independent path.In conclusion, this professional internship, in addition to the learning opportunities it has provided, has opened up horizons, allowed me to come into contact with other realities and other ways of looking at caring for people in critical situations, which broadens the range of resources I now have available.

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Enfermagem Enfermeiro Especialista Pessoa em Situação Crítica Hemorragia Controlo da Hemorragia Desenvolvimento de Competências Relatório de estágio

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