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Avaliação da acessibilidade numa escola secundária: inclusão escolar

dc.contributor.authorVieira, Ana Isabel
dc.contributor.authorSilva Pinto, Élia
dc.date.accessioned2022-05-11T13:23:54Z
dc.date.available2022-05-11T13:23:54Z
dc.date.issued2017-11
dc.description.abstractAs escolas deverão promover condições que garantam o acesso e participação de todos os alunos, independentemente das suas diferenças e das atividades pedagógicas a realizar. Para que haja a oferta de um ensino de qualidade, a inclusão escolar não se pode prender só com questões pedagógicas mas também com o ambiente em que as aprendizagens ocorrem. Só assim será implementado um modelo de ambiente educativo inclusivo. Zelar para que essas condições sejam asseguradas, é um dever de todos. A Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA), no âmbito dos projetos de extensão à comunidade, tem contribuído com inúmeras iniciativas para a melhoria das acessibilidades em diversos equipamentos e serviços. Este projeto envolveu uma parceria com o Rotaract Club de Algés e tem como objetivo avaliar as barreiras arquitetónicas da Escola Secundária de Miraflores e elaborar recomendações para a melhoria das acessibilidades. Foram envolvidos 50 alunos, do 3oano, do curso de Fisioterapia, da Escola Superior de Saúde do Alcoitão, com supervisão de 2 professores que validaram os resultados das avaliações e respetivas recomendações. Foi avaliada a acessibilidade de todos os pavilhões da escola e a acessibilidade exterior (entrada da escola e espaços exteriores aos pavilhões). Neste relatório e tendo em conta que alguns dos pavilhões apresentavam características muito semelhantes, demos relevo à acessibilidade exterior, ao pavilhão da biblioteca, ao pavilhão C, ao pavilhão do bar e refeitório e à acessibilidade aos laboratórios. A avaliação foi realizada com base no Decreto-Lei no165/06 publicado em Diário da República a 8 de Agosto.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttp://supera.org.pt/jornadas2017/conferencias/ataspt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/40506
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherSociedade Portuguesa de Engenheiros de Reabilitação e Acessibilidadept_PT
dc.subjectAcessibilidadept_PT
dc.subjectLegislaçãopt_PT
dc.subjectInclusão escolarpt_PT
dc.titleAvaliação da acessibilidade numa escola secundária: inclusão escolarpt_PT
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dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.endPage76pt_PT
oaire.citation.issue2017pt_PT
oaire.citation.startPage71pt_PT
oaire.citation.titleJornadas SUPERA 2017pt_PT
person.familyNameVieira
person.familyNameSilva Pinto
person.givenNameAna Isabel
person.givenNameÉlia
person.identifier.ciencia-id651F-7E53-A25D
person.identifier.orcid0000-0001-6023-2362
person.identifier.orcid0000-0002-8774-5456
person.identifier.scopus-author-id56537784900
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
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