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Avaliação da acessibilidade numa escola secundária: inclusão escolar
dc.contributor.author | Vieira, Ana Isabel | |
dc.contributor.author | Silva Pinto, Élia | |
dc.date.accessioned | 2022-05-11T13:23:54Z | |
dc.date.available | 2022-05-11T13:23:54Z | |
dc.date.issued | 2017-11 | |
dc.description.abstract | As escolas deverão promover condições que garantam o acesso e participação de todos os alunos, independentemente das suas diferenças e das atividades pedagógicas a realizar. Para que haja a oferta de um ensino de qualidade, a inclusão escolar não se pode prender só com questões pedagógicas mas também com o ambiente em que as aprendizagens ocorrem. Só assim será implementado um modelo de ambiente educativo inclusivo. Zelar para que essas condições sejam asseguradas, é um dever de todos. A Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA), no âmbito dos projetos de extensão à comunidade, tem contribuído com inúmeras iniciativas para a melhoria das acessibilidades em diversos equipamentos e serviços. Este projeto envolveu uma parceria com o Rotaract Club de Algés e tem como objetivo avaliar as barreiras arquitetónicas da Escola Secundária de Miraflores e elaborar recomendações para a melhoria das acessibilidades. Foram envolvidos 50 alunos, do 3oano, do curso de Fisioterapia, da Escola Superior de Saúde do Alcoitão, com supervisão de 2 professores que validaram os resultados das avaliações e respetivas recomendações. Foi avaliada a acessibilidade de todos os pavilhões da escola e a acessibilidade exterior (entrada da escola e espaços exteriores aos pavilhões). Neste relatório e tendo em conta que alguns dos pavilhões apresentavam características muito semelhantes, demos relevo à acessibilidade exterior, ao pavilhão da biblioteca, ao pavilhão C, ao pavilhão do bar e refeitório e à acessibilidade aos laboratórios. A avaliação foi realizada com base no Decreto-Lei no165/06 publicado em Diário da República a 8 de Agosto. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | http://supera.org.pt/jornadas2017/conferencias/atas | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/40506 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Sociedade Portuguesa de Engenheiros de Reabilitação e Acessibilidade | pt_PT |
dc.subject | Acessibilidade | pt_PT |
dc.subject | Legislação | pt_PT |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_PT |
dc.title | Avaliação da acessibilidade numa escola secundária: inclusão escolar | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 76 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 2017 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 71 | pt_PT |
oaire.citation.title | Jornadas SUPERA 2017 | pt_PT |
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person.givenName | Élia | |
person.identifier.ciencia-id | 651F-7E53-A25D | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6023-2362 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8774-5456 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56537784900 | |
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