Repository logo
 
Publication

Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no ensino básico

dc.contributor.advisorAmado, Nuno
dc.contributor.authorCardoso, Maria Rosa Cândido António
dc.date.accessioned2016-01-08T19:31:27Z
dc.date.available2016-01-08T19:31:27Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractCompreendendo a inclusão como um fenómeno social complexo, que depende principalmente do planeamento e capacidade dos agentes envolvidos no processo, o presente trabalho de pesquisa qualitativa teve como objectivo contribuir para clarificar e enriquecer o conhecimento sobre as percepções e atitudes de alguns professores dos três ciclos do Ensino Básico face à educação inclusiva, a leccionar em salas de aula do ensino regular, de um Agrupamento de Escolas do concelho da Moita, e dar a conhecer a forma como se está a processar a inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) nas escolas desse Agrupamento. Participaram da pesquisa doze professores que tinham alunos com NEE nas turmas que leccionavam. Utilizámos a entrevista semi-estruturada individual, com questões abertas, para recolha da informação, que foi examinada mediante análise de conteúdo e organizada em categorias e sub-categorias, criadas à posteriori, a partir do conceito de inclusão. Os resultados obtidos mostraram que os professores têm a percepção do que é uma escola inclusiva e que, na generalidade, manifestam atitudes positivas face à inclusão de alunos com NEE nas escolas do ensino regular, embora apresentem muitas reservas quanto à implementação da inclusão. Essas reservas são mais influenciadas pela falta de recursos humanos e materiais, do que por factores relacionados com os próprios professores, nomeadamente, atitudes e práticas inclusivas e a necessidade de formação específica na área das NEE. Os professores consideram que as escolas ainda não estão preparadas para a concretização da filosofia inclusiva.pt_PT
dc.description.abstractUnderstanding inclusion as a complex social phenomenon, which depends mainly on planning and on the capacity of those involved in the process, this qualitative research work aimed to help clarify and enrich the knowledge of the perceptions and attitudes of some teachers, regarding inclusive education, of the three cycles Basic Education teaching in classrooms of regular schools, in a Cluster of Schools of Moita, and to disclose how the process of inclusion of pupils with special educational needs (SEN) is taking place. Study participants were twelve teachers who had students with SEN in their classrooms. We used individual semi-structured interviews with open questions, for collecting the information, which was examined through content analysis and organized into categories and sub-categories, created a posteriori, from the concept of inclusion. The results showed that teachers are aware of what constitutes an inclusive school, although they show some reservations to the inclusion process. Such reservations are more influenced by the lack of human and material resources, than by factors related to the teachers, in particular, attitudes and inclusive practices and the need for specific training in the area of disability. Teachers find that schools are still not prepared for the implementation of inclusive philosophy.pt_PT
dc.identifier.tid201833484
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/10759
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectNecessidades Educativas Especiaispt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectEscola Inclusivapt_PT
dc.subjectAtitudes dos Professorespt_PT
dc.subjectSpecial Educational Needspt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectattitudes of teacherspt_PT
dc.subjectInclusive schoolpt_PT
dc.titleInclusão de alunos com necessidades educativas especiais no ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Necessidades Educativas Especiais – Área de especialização em Cognição e Motricidadept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese_Rosa_Cardoso.pdf
Size:
942.46 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: