Publication
Estratégias para o sucesso escolar da criança com PHDA
| dc.contributor.advisor | Santos, Miguel Augusto Meneses da Silva | |
| dc.contributor.author | Santos, Maria Olívia Simões dos | |
| dc.date.accessioned | 2016-03-08T15:42:59Z | |
| dc.date.available | 2016-03-08T15:42:59Z | |
| dc.date.issued | 2012 | |
| dc.description.abstract | A perturbação de hiperatividade com défice de atenção (PHDA), considerada a mais prevalente perturbação do desenvolvimento, manifesta-se por níveis de desatenção, hiperatividade e impulsividade inapropriado se tende a persistir durante toda a vida, com prejuízo substancial de áreas importantes do funcionamento do sujeito. As crianças com PHDA têm muita dificuldade em cumprir as regras definidas dentro da sala de aula e manter o empenho nas atividades. Nesse sentido, os comportamentos perturbadores e as dificuldades de aprendizagem que lhe estão inerentes são consequências muito negativas, tanto para a criança como para os seus professores, podendo levar a sentimentos de aversão ou mesmo hostilidade por parte de ambos. Deste modo, é necessário estabelecer estratégias que permitam ajustar o comportamento da criança, de modo a que esta aprenda e deixe aprender os outros alunos da turma onde se encontra inserido. Cabe ao professor titular de turma (1º Ciclo) e ao de educação especial adaptar e alterar estratégias para que o aluno consiga participar, ser autónomo, ter uma boa autoestima, ter uma boa autoimagem, conquistar algum sucesso académico e completar o seu percurso formativo. Assim, face aos problemas e preocupações que existem na sala de aula e com que nos deparamos diariamente, considerámos pertinente estudar a importância da diversificação de estratégias na sala de aula no sucesso, na motivação e no envolvimento da criança com hiperatividade. Esta investigação é um estudo de caso e vamos proceder a uma intervenção na sala de aula. A finalidade desta intervenção é possibilitar ao aluno uma experiência social positiva, susceptível de o tornar mais competente, mais participativo e autónomo na comunidade em que está inserido, ou seja, alargar as possibilidades deste aluno ter sucesso. | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/11914 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Educação Especial | pt_PT |
| dc.subject | Hiperatividade | pt_PT |
| dc.subject | Perturbações do Comportamento | pt_PT |
| dc.subject | Perturbações da Atenção | pt_PT |
| dc.subject | Ensino Básico 1º Ciclo | pt_PT |
| dc.title | Estratégias para o sucesso escolar da criança com PHDA | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
