Repository logo
 
Publication

Estratégias para o sucesso escolar da criança com PHDA

dc.contributor.advisorSantos, Miguel Augusto Meneses da Silva
dc.contributor.authorSantos, Maria Olívia Simões dos
dc.date.accessioned2016-03-08T15:42:59Z
dc.date.available2016-03-08T15:42:59Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractA perturbação de hiperatividade com défice de atenção (PHDA), considerada a mais prevalente perturbação do desenvolvimento, manifesta-se por níveis de desatenção, hiperatividade e impulsividade inapropriado se tende a persistir durante toda a vida, com prejuízo substancial de áreas importantes do funcionamento do sujeito. As crianças com PHDA têm muita dificuldade em cumprir as regras definidas dentro da sala de aula e manter o empenho nas atividades. Nesse sentido, os comportamentos perturbadores e as dificuldades de aprendizagem que lhe estão inerentes são consequências muito negativas, tanto para a criança como para os seus professores, podendo levar a sentimentos de aversão ou mesmo hostilidade por parte de ambos. Deste modo, é necessário estabelecer estratégias que permitam ajustar o comportamento da criança, de modo a que esta aprenda e deixe aprender os outros alunos da turma onde se encontra inserido. Cabe ao professor titular de turma (1º Ciclo) e ao de educação especial adaptar e alterar estratégias para que o aluno consiga participar, ser autónomo, ter uma boa autoestima, ter uma boa autoimagem, conquistar algum sucesso académico e completar o seu percurso formativo. Assim, face aos problemas e preocupações que existem na sala de aula e com que nos deparamos diariamente, considerámos pertinente estudar a importância da diversificação de estratégias na sala de aula no sucesso, na motivação e no envolvimento da criança com hiperatividade. Esta investigação é um estudo de caso e vamos proceder a uma intervenção na sala de aula. A finalidade desta intervenção é possibilitar ao aluno uma experiência social positiva, susceptível de o tornar mais competente, mais participativo e autónomo na comunidade em que está inserido, ou seja, alargar as possibilidades deste aluno ter sucesso.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/11914
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Especialpt_PT
dc.subjectHiperatividadept_PT
dc.subjectPerturbações do Comportamentopt_PT
dc.subjectPerturbações da Atençãopt_PT
dc.subjectEnsino Básico 1º Ciclopt_PT
dc.titleEstratégias para o sucesso escolar da criança com PHDApt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Autor.pdf
Size:
14.19 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: