Repository logo
 
Publication

Intervenção não-formal de inclusão de estudantes angolanos: novos desafios, novas realidades, novas respostas

dc.contributor.authorPinto, Paulo Feytor
dc.date.accessioned2015-06-08T16:25:44Z
dc.date.available2015-06-08T16:25:44Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractNeste texto apresenta-se um projeto de inclusão de estudantes angolanos no ensino superior português. Estes estudantes têm um repertório linguístico-comunicativo que os distingue claramente dos seus colegas: falam e escrevem em português angolano, não têm qualquer contacto anterior com a interação oral em português europeu e a experiência de escolarização em Angola não lhes possibilitou o desenvolvimento de competências linguístico-comunicativas exigidas no ensino superior português. Com base neste perfil sociolinguístico, foi organizada uma oficina, cujos tutores são estudantes escolarizados em Portugal, tendo em vista, além da integração na comunidade académica, o desenvolvimento das seguintes competências: compreensão, expressão e interação oral, leitura de textos e de imagens, reflexão sobre o funcionamento da língua em contexto de leitura e três modalidades de produção escrita.por
dc.description.abstractIn this paper we present a program for the inclusion of Angolan students in Portuguese higher education. These students have a communicative and linguistic repertoire that clearly distinguishes them from their peers: they speak and write in Angolan Portuguese, they have had no previous contact with oral interaction in European Portuguese and their schooling experience in Angola has not developed language and communication skills required in Portuguese higher education. Based on this sociolinguistic profile, a workshop was organized aiming at the development of the following skills: oral comprehension, expression and interaction, reading texts and images, language awareness in reading context and three types of writing production. To better promote the integration of the Angolan in the academic community, the workshop tutors are peer students educated in Portugal.por
dc.identifier.issn1647-3078
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/8887
dc.language.isoporpor
dc.publisherEscola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbalpor
dc.relation.publisherversionhttp://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/51por
dc.subjectPortuguês angolanopor
dc.subjectLinguagem académicapor
dc.subjectCompetências linguístico-comunicativaspor
dc.subjectAngolan portugueseen
dc.subjectAcademic languageen
dc.subjectLinguistic and communicative skillsen
dc.titleIntervenção não-formal de inclusão de estudantes angolanos: novos desafios, novas realidades, novas respostaspor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSetúbalpor
oaire.citation.endPage63por
oaire.citation.startPage45por
oaire.citation.titleMedi@ções: Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbalpor
oaire.citation.volume2, n. 1por
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typearticleen

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Intervenção não-formal de inclusão de estudantes angolanos - pp. 45-63.pdf
Size:
517.85 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: