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Implementação de sistemas de informação de gestão: o caso de estudo de uma unidade hoteleira de turismo rural

dc.contributor.advisorPedrosa, Isabel Maria Mendes
dc.contributor.advisorBelfo, Fernando Paulo dos Santos Rodrigues
dc.contributor.authorSimões, Philip José
dc.date.accessioned2018-02-01T11:47:33Z
dc.date.available2018-02-01T11:47:33Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractCom o aparecimento das novas tecnologias, diversas áreas de negócio tiveram de se reorganizar e adaptar, não sendo exceção a área da Hotelaria. A Hotelaria tem vindo a alterar a sua forma de funcionamento, reformulando os processos tradicionais e caminhando no sentido da transformação digital. Para satisfazer estas necessidades surgiram os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), os PMS (Property Management System) e ainda os CRM (Customer Relationship Management) que contribuem e auxiliam os gestores hoteleiros na tomada de decisão no que respeita aos seus clientes. Este Projeto tem como base a implementação de um Sistema de Informação de Gestão numa unidade hoteleira de turismo rural, situada na Serra da Estrela. O processo de implementação do Sistema de Informação baseou-se no modelo do ciclo de vida de um ERP, estando divido em três fases. Na fase de decisão e seleção realizou-se o levantamento das necessidades da unidade hoteleira e os requisitos do sistema de informação. Ainda nesta fase foi efetuada a seleção do sistema a implementar através de um estudo comparativo entre os vários sistemas PMS. Na fase de implementação foi executada a instalação do sistema Wintouch Hotelaria. Realizou-se um planeamento incluindo a ordem dos módulos a instalar e a adaptação da solução à unidade hoteleira. Foram efetuados testes das principais tarefas a serem executadas no sistema PMS. Por último, a fase de utilização, onde foi possível obter os primeiros dados gerados através do Sistema de Informação e, se necessário, realizar afinações ao sistema de informação. Com este Sistema de Informação a unidade hoteleira passou a poder gerir toda a informação dos hóspedes, as reservas e consultar, em tempo real, toda a informação relativa à unidade. Durante os primeiros meses de utilização verificou-se um aumento de eficiência, bem como um atendimento mais personalizado e eficiente ao hóspede.pt_PT
dc.identifier.tid201840472pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/20924
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectERPpt_PT
dc.subjectPMSpt_PT
dc.subjectCRMpt_PT
dc.subjectHotelariapt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectTurismo ruralpt_PT
dc.titleImplementação de sistemas de informação de gestão: o caso de estudo de uma unidade hoteleira de turismo ruralpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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