Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Literatura, literacia e inclusão: estudo sobre o atraso global do desenvolvimento psicomotor da criança

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertacao MariaSemedo.pdf1.41 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este trabalho trata da análise da distância a que se encontram crianças de meios sócioculturalmente desfavorecidos relativamente à descoberta do princípio alfabético. Trata também, da procura de estratégias que minimizem as dificuldades de aprendizagem da leitura, factor dominante entre aqueles que geram o insucesso escolar. Na investigação, foi determinado o ponto de partida de um grupo de crianças, em idade pré-escolar que frequenta um jardim-de-infância da rede pública, de um bairro de realojamento e que integra um caso com NEE. Todas as crianças avaliadas preenchiam os pré-requisitos para aprenderem a ler, salvo o da consciência fonológica. Isolado este factor, tido como crucial na aprendizagem da leitura, foi então possível procurar soluções para o problema. Com base no quadro teórico de referência que conjuga o olhar sobre as condições facilitadoras da descoberta do princípio alfabético com o do atendimento à diferença, através de uma educação inclusiva, delineou-se um Plano de Intervenção que tem como eixo o recurso à literatura. Com efeito, a literatura, enquanto resposta às mais fundas necessidades da condição humana e lugar de produção dos sentidos inesgotáveis da língua, confere significatividade ao esforço requerido pela aprendizagem da linguagem escrita.

Description

Keywords

Necessidades educativas especiais Literatura Literacia Integração escolar Fonologia Alfabeto Aprendizagem da escrita

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue