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Authors
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Abstract(s)
A transplantação constitui uma alternativa cirúrgica, em alguns casos a única alternativa, para que pessoas com doenças terminais refratárias ao tratamento médico possam sobreviver. O transplante pulmonar não é exceção, este destina-se a doentes pulmonares em fase terminal, com severa limitação funcional, sem outras alternativas terapêuticas (Camargo, 2003).
Antes ou depois do transplante pulmonar, a pessoa com pneumopatia tem uma ligação estreita aos cuidados de saúde, quer através das consultas de rotina da especialidade, quer recorrendo ao SU sempre que há exacerbação da sua doença, quer nos internamentos mais ou menos prolongados em serviços direcionados ao doente do foro respiratório.
O envolvimento do enfermeiro no processo de doença desta pessoa e da sua família é uma constante, em qualquer um dos percursos possíveis. A perspetiva de cuidado tendo por base a teoria das transições de Meleis (2010), permitiu-me enquanto enfermeira, uma abordagem mais completa do fenómeno em questão – o transplante pulmonar. Procurei ainda, dar sentido ao significado de melhoria que a pessoa perceciona, analisando os níveis de ajustamento e a qualidade de vida alcançada após a transplantação em comparação com o período pré-transplante.
Com o objetivo de desenvolver competências de enfermagem especializadas perante a pessoa com pneumopatia e sua família, realizei pequenos períodos de estágio nos contextos de urgência e cuidados intensivos que me permitiram intervir ativamente junto da pessoa em situação crítica e a sua família, a vivenciarem diferentes transições, tendo em vista, não só a melhoria dos cuidados prestados a estas pessoas/famílias bem como a melhoria da sua qualidade de vida, quando acontece o transplante pulmonar.
O presente documento pretende dar visibilidade a um percurso efetuado em diferentes locais de estágio, previamente definidos num projeto individual. Dou forma a este relatório de estágio viajando pelas experiências vivenciadas nos diferentes contextos, refletindo sobre as atividades realizadas, analisando as competências desenvolvidas tendo por base os objetivos gerais e específicos que me guiaram em cada experiência clínica.
Description
Mestrado, Enfermagem em Pessoa em Situação Crítica, 2013, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Keywords
Transplante de pulmão Qualidade de vida Pneumopatias Unidades de terapia intensiva Cuidados de enfermagem Teoria da transição