Repository logo
 
Publication

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE MARKETING INTERNACIONAL

dc.contributor.authorTacão, Tiago
dc.contributor.authorVitorino, Tiago
dc.contributor.authorFrade, Rui
dc.date.accessioned2019-07-16T13:22:41Z
dc.date.available2019-07-16T13:22:41Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO comércio internacional tem uma importância crucial nos indicadores macroeconómicos de um país, na sua balança comercial e no seu equilíbrio financeiro. Muitas empresas para obterem economias de escala, necessitam de se internacionalizar, tornando-se globais ao entrarem em mercados em que não estão presentes. Para acompanhar esse desenvolvimento externo, as organizações precisam de técnicas e estratégias inovadoras que lhes permitam ser competitivas, recorrendo desta forma ao marketing internacional, enquanto ferramenta de gestão, que lhes permite adequar a sua estratégia de expansão com as caraterísticas do mercado de destino. Afigurando-se desta forma, o tema do marketing internacional, como extremamente relevante, definimos como objetivo efetuar um levantamento dos seus principais elementos distintivos e caraterizadores, adotando uma metodologia proposta por alguns autores, que passou pela revisão bibliográfica de artigos de reconhecida relevância científica, de forma a criarmos um forte marco teórico sobre este assunto. Com base neste estudo, podemos então concluir que o marketing internacional é uma ferramenta fundamental para as empresas que se pretendem internacionalizar, pois utiliza uma metodologia de análise dos mercados de destino, que permite a adaptação das estratégias de internacionalização aos principais fatores críticos de sucesso, nomeadamente às diferenças culturais e sociais, à legislação geral e específica do setor de atividade da empresa, às necessidades e desejos do público alvo que se pretende atingir no país de destino, ao ambiente politico, à geografia e clima, às ofertas dos concorrentes para aqueles mercados, às características culturais e psicológicas dos consumidores, às barreiras tarifárias e às regulamentações governamentais especificas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-96995-2-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/29248
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectMarketing Internacionalpt_PT
dc.subjectComércio Internacionalpt_PT
dc.subjectInternacionalizaçãopt_PT
dc.titleREVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE MARKETING INTERNACIONALpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage228pt_PT
oaire.citation.startPage227pt_PT
oaire.citation.titleAtas do ecUI&D´18 – IV Encontro Científíco da Unidade de Investigação & Desenvolvimento do ISLA Santarémpt_PT
person.familyNameRobalo Frade
person.givenNameRui Manuel
person.identifier.ciencia-id2C12-4697-3B08
person.identifier.orcid0000-0003-4727-0940
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication831f7297-1c78-4c5d-acf0-0faedfbf3755
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery831f7297-1c78-4c5d-acf0-0faedfbf3755

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ecUI&D-2019(1).pdf
Size:
391.65 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: