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A afetividade na relação pedagógica: um contributo para o desenvolvimento da autoconfiança e do autoconceito em crianças do 1º ciclo do ensino básico
dc.contributor.advisor | Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963- | |
dc.contributor.author | Santos, Ana Luisa Simões dos | |
dc.date.accessioned | 2020-05-19T09:02:37Z | |
dc.date.available | 2020-05-19T09:02:37Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | No presente relatório final, pretendeu-se, na componente teórica evidenciar como é que a relação pedagógica, baseada na afetividade contribui para o desenvolvimento da autoconfiança e do autoconceito do/a aluno/a. Uma relação pedagógica sem afeto poderá levar os/as alunos/a à perda de confiança, à desmotivação, a uma imagem negativa de si mesmo e à insegurança. Assim, o autoconceito pode ser consequência não só de características individuais como também de riscos/externos, podendo vir a condicionar a aprendizagem, refletindo-se num baixo desempenho académico. Ao longo do estágio de 1º Ciclo do Ensino Básico, fomos observando algumas situações problemáticas que desencadearam esta investigação, nomeadamente, falta de motivação dos/as alunos/as; dificuldade de alguns/algumas alunos/as em relacionar-se com professores/as e alunos/as; fraca capacidade de participação em tarefas mais difíceis e, por vezes, até nas mais simples; dificuldade em expressar as suas opiniões em grande e pequeno grupo. Todo o plano de intervenção foi organizado e implementado com vista a promover o autoconceito e a autoconfiança de todos/as os/as alunos/as do grupo. Optou-se pela metodologia investigação-ação uma vez que se pretendia unir a investigação à ação. Numa primeira fase recolheu-se a informação a partir de diversas fontes, tais como, a análise documental, a observação, a escala de Piers-Harris Childre’s Self-Concept Scale 2 (PHCSC-2) e os registos fotográficos. Numa segunda fase foi implementado um plano de intervenção. Finalizou-se o ciclo de investigação com uma avaliação comparativa entre o antes e o depois da intervenção, tendo-se concluído que houve uma influência positiva no desenvolvimento da autoconfiança do aluno/a e do seu autoconceito, na medida em que reforçou nos alunos a capacidade de comunicação com os outros e de reflexão acerca de si próprio e do modo como se relaciona com os outros. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202456366 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/32311 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Afetividade | pt_PT |
dc.subject | Relação Pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Autoconceito | pt_PT |
dc.subject | Autoconfiança | pt_PT |
dc.title | A afetividade na relação pedagógica: um contributo para o desenvolvimento da autoconfiança e do autoconceito em crianças do 1º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
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