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Advisor(s)
Abstract(s)
Desde que iniciou o seu projecto de formação, que a ESEC privilegia, quer na filosofia,
quer na estrutura curricular dos seus cursos, conhecimentos sobre a especificidade da inclusão
dos alunos diferentes no contexto escolar, atenta à concretização do princípio da “Educação
para Todos”.
Neste sentido, começou por abordar a temática da diferença – em particular do aluno
portador de limitações – nos cursos de formação inicial, havendo, no início dos anos 90,
criado um Curso de Formação Especializada em Educação Especial (CESE), do qual veio a
fazer várias edições. No final dessa década, e face às novas possibilidades legais de formação,
a ESEC passou a ministrar cursos de formação especializada e pós-graduada, os quais têm
vindo a responder à elevada procura de professores que trabalham ou pretendem trabalhar
especificamente na Educação Especial, bem como dos docentes que sentem a necessidade de
se prepararem ou actualizarem de modo a dar resposta aos alunos problemáticos que surgem
integrados nas suas classes regulares.
Como corolário natural do percurso descrito, enquanto aspiração permanente da ESEC
e respondendo às expectativas de muitos dos seus ex-alunos, deu-se início, no corrente ano
lectivo, ao funcionamento do Curso de Mestrado em Educação Especial.
É deste percurso que daremos conta no presente artigo, enfatizando a caracterização do
perfil dos candidatos ao mestrado neste domínio.
Description
Keywords
Formação Inclusão Educação especial Teacher training Inclusion Special education
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra